quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Atividade 1.7

"Trabalho por Projeto"

11 comentários:

  1. Atividade 1.7 - TRABALHO POR PROJETO




    “EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO”


    1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

    E.M.E.I.E.F. Profª Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque

    Turmas: - 4º ano A E B Silvia Parpinelli
    - 4º ano C Tatiana


    2- JUSTIFICATIVA

    Conscientizar e desenvolver na criança a necessidade de respeitar o próximo percebendo-se como agente multiplicador de atitudes para humanizar o trânsito, criando formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida, compreendendo as várias formas de bom convívio social.


    3- OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

    Levar o aluno a respeitar o próximo, percebendo a cidadania, se assumindo como cidadão e, notando a importância da ética e da cidadania, criando formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida, compreendendo as várias formas do bom convívio social.
    Auxiliar a formação de valores que promovam o exercício da cidadania e garantir o seu desempenho nas relações sociais, bem como contribuir para um trânsito mais seguro.
    Desenvolver atividades que estimulem a criança na construção de atitudes e comportamentos éticos e adequados para o trânsito, bem como em sala de sula, recreio, pátio, em casa, como também seja um agente multiplicador junto às famílias e comunidade onde vivem.


    4- ESTRATÉGIAS

    Público Alvo: Alunos dos 4º anos com idades de 9 e 12 anos.
    Avaliação: Observação da mudança de comportamento, realização das atividades propostas com responsabilidade e criatividade, participação no decorrer do desenvolvimento do projeto.
    Acompanhamento: Orientações e intervenções na realização das atividades propostas.

    5- DESENVOLVIMENTO

    • Excursionar as ruas do bairro observando os sinais de trânsito;
    • Livro de registro do trânsito;
    • Panfleto de orientação para crianças e pais após a pesquisa do código de trânsito, atitudes para um trânsito seguro com ética e cidadania;
    • Espalhar frases para reflexão do tipo: “Você usa cinto de segurança?” “Que crianças andam no banco de trás?” “Seu pai respeita os sinais de trânsito?” “Você na escola faz trânsito seguro?” “Você atravessa a rua com segurança?” “Quando você está andando de bicicleta você respeita os sinais de trânsito?”
    • Pesquisar as normas de trânsito seguro e transferir essas regras para conduta em sala de aula, no recreio, e em casa.
    • Construir placas com os valores necessários para o bom convívio social.

    6- CRONOGRAMA: 10/08 A 31/08 DE 2009





    7- RECURSOS UTILIZADOS: Sinais de trânsito; Código de trânsito; Caça-palavras; Desenhos; Recortes e colagens; Músicas; Sucatas; Lápis de cor; Cartolina; Computador;

    8- AVALIAÇÃO: Observar mudanças de atitudes no comportamento durante o trânsito na escola, (recreio, entrada, saída), a participação nas atividades propostas, criatividade.



    Minha análise: Como atividade foi realizada na escola onde trabalho, acompanhei cada etapa desenvolvida. Notei o grande interesse das crianças nas excursões com objetivo de observar a sinalização existente nas imediações da escola e também na confecção das placas para sinalizar o trânsito interno de nossa da escola.
    Acredito muito no trabalho com projetos, que é que uma atividade organizada em etapas em prol da resolução de uma proposta sugerida.
    No caso do projeto apresentado foi determinante o cumprimento das seguintes etapas:
    • Levantamento de conhecimentos prévios:
    • Estabelecimento de objetivos (Que desafie os alunos envolvidos);
    • Pesquisa para conhecer o assunto a ser trabalhado;
    • Reflexão para encontrar uma ou mais formas de viabilização da ação pretendida;
    • Registro (escrita) da proposta para atingir o objetivo determinado;
    • Realização das ações;
    • Produto final;
    • Avaliação;
    Conclusão: Num projeto há sempre um conteúdo que deve tornar compreensível e contextualizado, dando sentido e informações para construção de novos conhecimentos.

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  2. Atividade 1.7 - TRABALHO POR PROJETO
    Projeto: Aquecimento Global
    Classe: 3º ano Duração: 1 semestre

    Objetivos (compartilhado com os alunos):

    Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores vinculados pelas mídias; e de questões ambientais locais (na comunidade).
    Fazer com que os alunos se familiarizassem com o mundo digital (ainda distante de suas realidades, por se tratar de uma comunidade com poucos recursos financeiros).

    O que se espera que os alunos aprendam:
    -Sensibilizar sobre o problema do lixo;
    -Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
    -Respeitar o meio ambiente;
    -Utilizar a água conscientemente;
    -Conhecer a realidade dos rios e/ou córregos do município.


    Recursos utilizados na sala de informática
    -INTERNET
    -E- MAIL
    -COMPUTADOR
    -PROJETOR
    -TV e rádio
    Etapas do Projeto:
    -Propor o projeto aos alunos (motivação);
    -Mostrar a possibilidade de discussão e intervenção nas ações humanas, sendo agente transformador do ambiente;
    -Representar a primeira tentativa do ser civilizado urbano de questionar suas relações de sujeito com o resto do planeta;
    -Identificar recursos naturais necessários à vida;
    -Discutir “o porque” cada um individualmente tem sua parcela de culpa/contribuição (cada um de nós polui e desperdiça em micro-escala).

    Avaliação:
    Durante o projeto, observar:
    -envolvimento;
    - atitudes;
    - responsabilidade.


    A escolha desse projeto não é mero acaso, já que o apliquei em 2.007. Percebi que houve discussão que representaram transformação do ser civilizado urbano e tecnológico em agente transformador com visão crítica em relação ao meio ambiente da sua comunidade. Mas o gerador dessas transformações foi o mundo digital que proporcionou conhecer as questões ambientais do resto do planeta.

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  3. Atividade 1.7 – TRABALHO POR PROJETO

    PROJETO TRÂNSITO

    TEMA: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

    PERÍODO: 1 mês

    INTRODUÇÃO
    O trânsito é o movimento de pedestres e de veículos nas ruas, avenidas e estradas.
    A segurança no trânsito depende muito dos pedestres. Morando na cidade ou no campo, precisamos ter muito cuidado com o trânsito para evitarmos acidentes.

    JUSTIFICATIVA
    Possibilitar à criança o acesso às noções básicas do trânsito nos dias de hoje, as regras e conscientizá-los que a imprudência no trânsito leva as pessoas à morte, sensibilizar também os familiares sobre essas regras.

    OBJETIVOS
    Propiciar às crianças, por meio de atividades variadas, palestra, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas e sinalização.
    Desenvolver hábitos de um pedestre e condutor conscientes.
    Aprender a respeitar às autoridades no trânsito.
    Despertar uma consciência ambiental desde pequenos.

    PROBLEMATIZAÇÃO
    Pelo fato de os alunos se utilizarem das vias públicas como pedestres, ciclistas ou mesmo motorizados, sentimos a necessidade de estar esclarecendo aos alunos como fazer uso das vias públicas com segurança.

    METAS
    Espera-se que os resultados sejam notórios, que após o projeto os alunos se utilizem das vias urbanas de maneira mais segura, que cada um questione o comportamento dos pais no trânsito e que cobrem das autoridades soluções para os problemas da cidade.

    DESENVOLVIMENTO
    Direito e deveres dos pedestres
    Montagem de um mural
    Estudo de textos informativos
    Atividades interdisciplinares
    História do trânsito
    Curiosidades sobre o trânsito
    Placas e sinais
    Desenho e pintura
    Recorte e colagem
    Produção de texto
    Loteria do conhecimento
    Brincadeiras dirigidas
    Avaliação dos trabalhos

    METODOLOGIA
    O projeto propõe a levar os alunos a refletirem sobre a necessidade da sua mudança comportamental no trânsito.
    Será usado os seguintes materiais: caderno, lápis, borracha, folha sulfite, cola, placas, cartolina, pincel atômico lápis de cor, giz, entre outros.

    CONCLUSÃO
    Através deste projeto, a escola está promovendo uma profunda reflexão do comportamento do adulto no trânsito junto às crianças, uma vez que sabemos que elas aprendem muito pela observação do comportamento dos adultos.
    Sendo assim sabemos que desde cedo as crianças devem saber da importância de respeitar às leis do trânsito e os benefícios que todos têm numa convivência harmoniosa e saudável.

    Sandra Cruz

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  4. Atividade 1.7- Trabalho por Projeto.
    PROJETO:
    “EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO”

    1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
    E.M.E.I.E.F Profª. Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque
    Batatais – SP.

    2- Público alvo: Alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental;


    3 - Objetivos:

    • Conscientizar a população sobre a necessidade do respeito ao Código Brasileiro de Trânsito, como forma de civismo.
    • Debater como cada um pode defender a vida através do cumprimento e respeito as regras de trânsito;

    4- Justificativa:

    Durante os estudos sobre civismo foi levantada a questão de que o amor à Pátria deve ser projetada ao próximo, já que sem uma população não se faz um país. Aproveitamos, então, o desfile cívico que reuniria um grande número de pessoas para distribuir mensagens de respeito ao trânsito e à vida. Assim, conseguimos levar o Projeto para fora da escola.

    5- Procedimentos:

    • Pesquisa e levantamento de informações;
    • Leituras e debates sobre o civismo;
    • Elaboração de panfletos informativos;
    • Confecção de cartazes com mensagens de respeito ao trânsito e consequentemente da preservação a vida;
    • Distribuição do material no decorrer do Desfile cívico;
    • Fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais , como forma de orientar a comunidade;
    • Registro no caderno de classe das atividades desenvolvidas através de produção de texto, ilustrações e outras atividades de leitura e escrita.

    Debate:
    Como resultado foi distribuído por toda unidade escolar placas de trânsito problematizando a seguinte temática: “soltar pipas próxima a rede elétrica e sem nenhum cuidado com o trânsito de veículos”.



    Avaliação: transversalmente foi realizado a composição de um conjunto de textos no formato “ jornal “ que contém informações referentes a todas atitudes e ações cumpridas.

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  5. TRABALHO POR PROJETO

    Projeto: DESCOBRINDO A NATUREZA

    I – IDENTIFICAÇÃO:
    EMEI PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGGIONI
    Publico Alvo: Educação Infantil – PII – C - alunos com idade de 5 anos
    Professora: Luzia

    II – JUSTIFICATIVA:
    Contando com a “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliado ao fato da curiosidade peculiar desta faixa etária, o projeto surgiu da observação das crianças no contato com a natureza.
    Criança feliz põe o pé na terra, toma banho de mangueira, observa e interage com a natureza. Ela é capaz de passar horas observando um formigueiro, é tudo o que o professor deve fazer, e participar dessa descoberta.

    III – OBJETIVOS GERAIS:
     Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente.
     Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.
    IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
     Desenvolver progressivamente a autonomia da criança.
     Criar situações específicas, onde a criança possa escolher (decidir, fazer) um planejamento cooperativo.
     Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos
     Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre os mesmos.
     Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação da comparação e da formulação de hipóteses.
     Selecionar diferentes materiais onde as crianças possam interagir e estabelecer relações diretas de contato.


    V – CONTEÚDOS:
    1. CONCEITUAIS:
     Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza.
     Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas.
     Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais.
     Ter contato direto com as fases do desenvolvimento das plantas
     Conhecer várias espécies de plantas.
    2. PROCEDIMENTAIS:
     Ouvir histórias
     Realizar experiências com as plantas
     Fazer passeios turísticos
     Criar uma horta e desenvolver atividades de plantio
     Ouvir músicas
    3. ATITUDINAIS:
     Ser agente multiplicador de conhecimentos sobre o meio ambiente
     Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
     Adquirir hábitos de cuidados e preservação do meio onde se vive
     Aprender qual a maneira correta de se plantar na horta
     Aprender com os amigos especiais da APAE RURAL

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  6. *continuação
    VI – ETAPAS PREVISTAS VISANDO AS ÀREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
     Leitura de diversos textos que falem sobre o assunto
     Produção coletiva de pequenos textos
     Escrita espontânea
     Atividades de letramento com alfabeto móvel
     Execuções e orientações com os profissionais da APAE RURAL
     Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
    LINGUAGEM VISUAL:
     Desenho livre e de observação
     Recorte e colagem
     Dobraduras
     Técnica de pinturas
     Jogo da memória
    LINGUAGEM MUSICAL:
     Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema
    LINGUAGEM MATEMÁTICA:
     Gráficos
     Sequências e quantidades
     Noções de medidas e grandezas
     Noções de espaço e forma
     Culinária em si
    NATUREZA E SOCIEDADE:
     Observação de lugares e sua paisagem
     Horta
     Plantio
     Acompanhamento das fases das plantas
     Preservação do meio ambiente
    VII - AVALIAÇÃO:
    A avaliação é constante durante todo o período de realização do projeto:
    - Observação dos alunos – durante as experiências
    - Interesse e participação na realização das atividades do projeto
    - Mudanças de atitudes dos alunos
    - Perceber através das diversas atividades realizadas, a coerência com o tema exposto e o resultado da produção
    - Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidados com a natureza
    VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
    O projeto deu-se início no mês de Junho e será finalizado no mês de Novembro
    IX – PRODUTO FINAL:
    Apresentação de um Festival de Música e Dança para os pais no encerramento do ano letivo.
    COMENTÁRIO:
    Trabalhar com este projeto está sendo muito prazeroso. A participação dos alunos, o envolvimento na construção do conhecimento torna a aprendizagem contínua e segura. A escola deixa de ser conteudista e passa a ser facilitadora, onde se constrói coletivamente o conhecimento facilitando assim a aprendizagem. Desenvolvendo este projeto podemos observar o interesse dos alunos na realização das atividades. Através dos registros utilizados com os recursos tecnológicos podemos fazer uma auto avaliação para a construção de novos conhecimentos.

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  7. O meu projeto está igual ao da Luzia porque trabalhamos na mesma escola e estamos realizando o Projeto Descobrindo a Natureza.
    TRABALHO POR PROJETO

    Projeto: DESCOBRINDO A NATUREZA

    I – IDENTIFICAÇÃO:
    EMEI PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGGIONI
    Publico Alvo: Educação Infantil – PII – E - alunos com idade de 5 anos
    Professora: Ana Carolina

    II – JUSTIFICATIVA:
    • Contando com a “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliado ao fato da curiosidade peculiar desta faixa etária, o projeto surgiu da observação das crianças no contato com a natureza.
    • Criança feliz põe o pé na terra, toma banho de mangueira, observa e interage com a natureza. Ela é capaz de passar horas observando um formigueiro, é tudo o que o professor deve fazer, e participar dessa descoberta.

    III – OBJETIVOS GERAIS:
    • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente.
    • Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.

    IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    • Desenvolver progressivamente a autonomia da criança.
    • Criar situações específicas, onde a criança possa escolher (decidir, fazer) um planejamento cooperativo.
    • Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos
    • Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre os mesmos.
    • Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação da comparação e da formulação de hipóteses.
    • Selecionar diferentes materiais onde as crianças possam interagir e estabelecer relações diretas de contato.


    V – CONTEÚDOS:
    1. CONCEITUAIS:
    • Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza.
    • Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas.
    • Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais.
    • Ter contato direto com as fases do desenvolvimento das plantas
    • Conhecer várias espécies de plantas.

    2. PROCEDIMENTAIS:
    • Ouvir histórias
    • Realizar experiências com as plantas
    • Fazer passeios turísticos
    • Criar uma horta e desenvolver atividades de plantio
    • Ouvir músicas

    3. ATITUDINAIS:
    • Ser agente multiplicador de conhecimentos sobre o meio ambiente
    • Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
    • Adquirir hábitos de cuidados e preservação do meio onde se vive
    • Aprender qual a maneira correta de se plantar na horta
    • Aprender com os amigos especiais da APAE RURAL.

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  8. *continuação
    VI – ETAPAS PREVISTAS VISANDO AS ÀREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
    • Leitura de diversos textos que falem sobre o assunto
    • Produção coletiva de pequenos textos
    • Escrita espontânea
    • Atividades de letramento com alfabeto móvel
    • Execuções e orientações com os profissionais da APAE RURAL
    • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado

    LINGUAGEM VISUAL:
    • Desenho livre e de observação
    • Recorte e colagem
    • Dobraduras
    • Técnica de pinturas
    • Jogo da memória

    LINGUAGEM MUSICAL:
    • Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema

    LINGUAGEM MATEMÁTICA: • Gráficos
    • Sequências e quantidades
    • Noções de medidas e grandezas • Noções de espaço e forma
    • Culinária em si.

    NATUREZA E SOCIEDADE:
    • Observação de lugares e sua paisagem
    • Horta
    • Plantio
    • Acompanhamento das fases das plantas
    • Preservação do meio ambiente

    VII - AVALIAÇÃO:
    A avaliação é constante durante todo o período de realização do projeto:
    • Observação dos alunos – durante as experiências
    • Interesse e participação na realização das atividades do projeto
    • Mudanças de atitudes dos alunos
    • Perceber através das diversas atividades realizadas, a coerência com o tema exposto e o resultado da produção
    •Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidados com a natureza

    VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
    O projeto deu-se início no mês de Junho e será finalizado no mês de Novembro

    IX – PRODUTO FINAL:
    Apresentação de um Festival de Música e Dança para os pais no encerramento do ano letivo.

    COMENTÀRIO:
    As visitas em espaços de belezas naturais como a APAE faz com que as crianças se encantem e conhecem vários tipos de plantas, verduras que contribuem para o seu aprendizado e acaba sendo uma experiência única.
    Então trabalhar este projeto para mim está sendo muito significativo e prazeroso pois as crianças aprendem na prática como plantar, fazer os alimentos, e depois realizam o registro na sala de aula tornando uma aprendizagem significativa.
    Na realização do mesmo podemos notar o interesse de cada aluno em participar do plantio, da atividade assim e, portanto podemos avaliar os mesmos e construir novos conhecimentos.

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  9. Atividade - 1.7 Trabalho por Projeto


    Projeto Mala Mágica - um incentivo à leitura de forma divertida.
    Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento de mundo que a cerca.
    Destinado a alunos da Educação Infantil – crianças na faixa de 5 e 6 anos
    Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolveu a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, entrosou a classe que aprendeu a trabalhar em grupo, produziu trabalhos artísticos desenvolvendo a capacidade criadora, culminando num sucesso absoluto que ampliou o conhecimento do mundo das crianças que ainda aprenderam a confrontar realidade e fantasia.
    Denominado “Mala Mágica” o projeto constituiu-se basicamente em a cada final de semana a mala ir para a casa de um aluno, juntamente com um livro de literatura. Ao retornar à escola, o aluno deveria levar para a sala de aula a mala e dentro dela a fantasia do personagem principal da história e o registro dos momentos mais importantes desta construção. O que uniu os responsáveis ao projeto engajando-os no mesmo.
    Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados.
    Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
    Para a prática da Literatura Infantil não existem receitas prontas, o que deve existir é o conhecimento e o gosto do professor aliado a um espírito criativo, pois cada professor é conhecedor de sua realidade e por isso mesmo, deverá procurar melhores meios para desenvolver a sensibilidade literária.
    Muitos adultos não gostam de ler, porque não foi desenvolvido neles o hábito e o prazer pela leitura, daí a importância da mesma ser vista como fonte de fruição e prazer.
    O trabalho com a literatura, o brincar de faz-de-conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo, com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.
    Enfim, o professor com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem, já que ele é considerado o marco inicial da personalidade da Educação Infantil. Este deve procurar desenvolver seu trabalho com atividades que a partir de leituras do mundo, coloquem os educandos em contato com a leitura e a escrita, favorecendo condições ideais para a alfabetização.


    MARIA HELENA CARDOSO DAMANTE

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  10. PROJETOS AÇÕES COMPLEMENTARES


    Alunos atendidos: Ensino básico, 1°, 2º, 3°, 4º ano e 4ª série do ensino fundamental.

    Duração: O desenvolvimento será de março à dezembro/2009. As aulas serão de 60 minutos e será oferecido duas vezes por semana em horário contrário das aulas regular dos alunos.

    Justificativa:
    Do total de crianças e adolescentes brasileiros, 45% são pobres, o que representa cerca de 177 milhões de crianças e adolescentes que vivem em famílias com renda per capita de, no máximo meio mínimo. Vivem em localidades marcadas pela criminalidade, drogas, prostituição, todo tipo de violência e uma enorme ausência de equipamentos públicos, principalmente os voltados as necessidades culturais dessa população.
    Neste universo trágico, crianças e adolescentes se encontram vulneráveis porque seus pais trabalham e não tem como assisti-las e orienta-las. Aqui, a educação parece como a melhor combatente deste projeto de ações educativas complementares.
    Este projeto tem a intenção de colaborar e motivar o aluno quanto à construção de habilidades e atitudes desejadas, como uma proposta multidisciplinar que reunirá profissionais de várias áreas culturais, com o desafio de desenvolver estratégias de conteúdos que possam respeitar o interesse do aluno com ação transformadora para a sua cidadania.

    Objetivos:

    O objetivo é atender aproximadamente 30% do corpo discente, dando oportunidade à criança e adolescente em situação de risco social, de enriquecer sua base cultural, podendo desfrutar de um conjunto de atividades programada e previamente organizadas, em período contrário as aulas, promovendo a interação, buscando formas de compartilhar umas com as outras na construção de hábitos, usos e costumes em um ambiente alternativo e socializado. Ainda, oferecer condições de desenvolver suas habilidades, estimular suas potencialidades, envolvendo-as no processo de ensino e aprendizagem, através do Xadrez, Teatro, Circo, Dança, Fanfarra, Artes e Capoeira favorecendo a superação ou minimização de dificuldades ocasionadas pela carência de estimulação ambiental e artística: bem como promover a preparação do aluno, quanto a aquisição de comportamento e valores referentes ao ajustamento pessoal e social.

    CONTEÚDO ESPECÍFICO:

    Xadrez, Teatro, Circo, Dança, Fanfarra, Artes e Capoeira.

    PROCEDIMENTOS:

    Para a implementação da ação serão necessários o trabalho de monitores que atuarão nas ares de: Xadrez, Teatro, Circo, Dança, Fanfarra, Artes e Capoeira.



    COMENTÁRIO

    Este Projeto foi escolhido devido à sua importância na prevenção de envolvimento com situações de maior risco social por parte dos alunos, que muitas vezes sobrevivem em condições de extrema carência, posto que, em período inverso ao escolar as crianças e adolescentes terão atendimentos diferenciados e oportunidades de aprendizagem de atividades variadas e de importância na sua formação: melhorando sua socialização, o desenvolvimento de sua oralidade, o aumento de sua capacidade mental, o incentivo ao gosto pelas artes, levando os alunos a perceberem suas aptidões, elevando sua auto estima e possibilitando a execução de atividades com maior prazer.
    Nesta linha e dentro das prerrogativas do ECA- Estatuto da Crianças e do Adolescente, garante o atendimento dos direitos da criança e adolescente em sua integralidade.
    Nas apresentações feitas pelos participantes do Projeto, feitas no Final do Ano, geralmente no Teatro Municipal, observa-se que a dedicação e o empenho de todos é compensada pela admiração por parte de todo o público, do qual fazem parte inclusive familiares dos alunos, que acabam por reconhecer a importância deste tipo de trabalho
    priscila

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  11. ATIVIDADE 1.7

    “TRABALHO POR PROJETO”

    O Trabalho por Projeto se torna interessante, pois dentro de um tema podemos trabalhar várias disciplinas.
    Elaborei um projeto e uma amiga o colocou em prática dentro da escola em que trabalha. Eu mesma fiz alguns projetos para o pré II da educação infantil, durante o ano letivo incluindo o conteúdo didático nos mesmos.


    Trabalho por Projeto “Conhecendo o Mundo em Que Vivo”
    Disciplina: Geografia // Língua Portuguesa // Artes
    Tema : Conhecendo o Mundo em Que Vivo
    Curso : 2ª ano do Ensino Fundamental
    Turma: 2º Ano C – Tarde

    Justificativa:
    No ensino aprendizado, utilizando a abordagem sócio cultural, o homem é o próprio sujeito da educação. Dentro deste contexto utilizaremos o que a criança sabe do local em que vive para desenvolvimento desta aula, desenvolvendo localidade, conscientização de pessoa, socialização com pessoas de seu próprio convívio.
    Mostrar à criança que ela é capaz de se localizar em uma cidade, que através de relatos de pessoas residentes no local há mais tempo, será capaz de conhecer a cultura daquele bairro / cidade e/ou região, e suas diversas manifestações culturais, reconhecer semelhança entre diferentes bairros de uma mesma cidade.

    Objetivos Gerais:
    • Espera-se que este trabalho desperte no aluno o desejo de conhecer o mundo em que se vive: (bairro, cidade, ampliando para o estado, país e mundo);
    • Analisando o mundo em que se vive pode-se encontrar variados tipos de culturas em cada região/estado;
    • Analisar diferenças entre os bairros da mesma cidade;
    • Fazer um diferencial das diversas culturas;
    • Que o aluno desenvolva criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico.
    • Que seja capaz de imaginar histórias e produzi-las, relatar distânicas.
    • Trabalhe seus limites para criação e raciocínio cognitivo.

    Conteúdo:
    O Local Onde Vivo
    • História do local onde vivo
    • Localização de meu bairro na cidade e minha cidade no estado.
    • Atividade da casinha (descrever a casa onde mora).
    • Em que área da cidade moro: zona urbana ou zona rural?
    • Localização da casa no bairro e na cidade e/ou casa no sitio/fazenda. (nomear a rua / bairro / cidade / estado).
    Descrever o bairro onde mora e/ou sitio/fazenda;
    Em que parte da cidade se localiza este bairro e/ou sitio/fazenda;
    Descrever a cidade onde mora;
    Em que parte do estado se localiza esta cidade.
    • Passeio aos arredores do bairro e/ou sitio/fazenda em que se mora;
    • Mapear o local em que se vive
    • Qual a cultura predominante?

    Número de aulas:
    Um dia de aula, com 05 aulas de 50 minutos cada.
    Utilizar 02 aulas de Geografia, 01 aula de Língua Portuguesa, 01 aula de Artes, e 01 aula para passeio nas redondezas da escola (conhecer o bairro em que se situa e escola)

    Descrição da aula:
    Trabalhar na criança o lado aluno-pesquisador através de fotos, relatos, mapas do ambiente em que vive (cidade / bairro), textos explicativos e visitas a diversos lugares da cidade / bairro.
    Nesta aula especifica, como prática de localização, conheceremos os arredores da escola, bairro em que se localiza, cultura do local, relato de pessoas que ali vivem.

    Desenvolvimento Metodológico e/ou Estratégia de Ensino:
    • Aula expositiva e dialogada
    • Pesquisa da história do bairro (qual sua origem?/ que tipo de pessoas residem nele?/ qual população que mais prevalece no bairro: de migrantes ou da própria cidade?)
    • História cultural do ambiente em que mora.
    • Relatos da população bairro/cidade; cidade/estado; sitio/cidade; fazenda/cidade;
    • Comparação dos relatos, histórias e culturas.

    Este projeto foi realizado com base no que a escola possui. Atualizando podemos utilizar o mapeamento do local em que se vive através de mapa pela internet. Podemos também analisar o tipo de solo, quais suas depressões, tipos de clima, de solo que são característicos de determinada região.

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