sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atividade 1.3

Após refletir sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias:

Registre sua reflexão através do subtema - "Educação e Tecnologia".

10 comentários:

  1. 1.3 - Postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias

    A tecnologia, especialmente as tecnologias de informação e comunicação, abre novas perspectivas para a aprendizagem, o ensino, a formação de educadores e conseqüentemente oportunizam o conhecimento dos educandos.

    Inserindo novas maneiras de se comunicar, trabalhar e produzir informação, o que provocam transformações radicais nas concepções de educação. Pois trazem desafios e debates entre seus profissionais, os quais ora se voltam para o uso das tecnologias na escola como a solução para todos os males da educação, ora focalizam a fatalidade e os deslizes decorrentes do uso inadequado.

    Na medida em que os esclarecimentos chegam trazendo estudos, práticas, e novos conhecimentos sobre suas contribuições aos processos de ensinar e aprender, ocorridas das novas relações que se estabelecem com o conhecimento ao usá-las como instrumentos intermediários, desaparece também o receio de conectar a sua metodologia.

    Essas mudanças não se tratam da transformação do currículo e sim de adaptação para alcançar plenamente o planejado de maneira a estimular e falar a língua do “aluno” que agora chega até nós.

    Transversalmente o uso da tecnologia de informação e comunicação, possibilita a criação de redes de conhecimento onde tanto os professores como os alunos têm a possibilidade de aproveitar a escrita para descrever/reescrever suas idéias, comunicar-se, modificar experiências e lançar histórias. Portanto, em busca de resolver problemas do assunto, simulam e divulgam o próprio pensamento, trocam informações e constroem conhecimento, num movimento de fazer, refletir e refazer, que favorece o desenvolvimento e a compreensão da realidade.

    O uso das tecnologias vem realizar um rompimento de barreiras a evidência está na inclusão de alunos com necessidades especiais no convívio da sala de aula, evitando a segregação e o isolamento, por meio de um processo em que o uso da tecnologia de informação e comunicação promove a interação entre os diferentes, a aceitação recíproca, a convivência em harmonia e o desenvolvimento integral de cada ser humano.
    LÚCIA HELENA SAQUETO

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  2. 1.3 Deveriamos ter uma escola menos lecionadora e com mais conhecimentos, mesmo nós professores temos necessidades de novos conhecimentos. Hoje em dia as fontes de informações não provem só da escola, mas também de todo espaço de conhecimento e este está se multiplicando cada vez mais.
    A escola educa e seleciona as informações significativas para que o aprendiz encontre o rumo “a cabeça não deve ser bem cheia, mas bem feita”, aprender a ter acesso às informações necessárias é deter o reequilibrio educacional e cabe a escola continuar e disponibilizar vivências reais na educação em qualquer época da vida de um cidadão e promover interação entre a educação/profissão e vida pessoal.
    Além da escola a educação salta e vai à rua, às casas das pessoas, passa pela TV, rádio, jornais, jogos, se estende entorno do educando. O conhecimento e competências são trabalhados, contextualizados e reconstruídos, na escola, pois não se abandonam os conhecimentos produzidos fora dela. Para que os aprendizes possam construir conhecimentos, assim como ampliar-los, podendo realizar escolhas que a vida lhe mostra a cada momento modificando-o em agente transformador.
    A escola deve oferecer e desenvolver no aluno a visão crítica do mundo real e visão clara sobre a compreensão dos seus processos de aprendizagem, com significado e clareza da sua função social.
    A presença das TIC na escola modifica o que podemos fazer, é preciso ousar, vencer desafios, articular saberes, tecer continuamente a rede, criando novas possibilidades. Deixamos de ser provedores de informação para sermos produtores de conhecimento. As relações entre educadores e as ferramentas que compõem as unidades escolares como: livros, computadores, aprendizes, regimentos, comunidades, entre outros, contribuiem tanto para favorecer como para dificultar a aprendizagem. Mas é necessário conhecer a tecnologia para integrá-la a escola, onde se aprende e ensina.
    O mundo digital invade cada vez mais nossas vidas para nos inserir na sociedade do conhecimento. Aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar elos. Ensinar é organizar situar aprendizagem, criando condições de favorecimento para compreensão do complexo mundo, e seu contexto e da sua própria identidade.
    O professor atua como mediador, facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal.
    Aurea Soave

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  3. Atividade 1.3 - Refletir sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias

    Segundo o professor Dowbor a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos e que não deve estar preocupada só com o currículo e sim com toda a proposta com relação as mudanças que estão surgindo, pois o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola deve estar pronta para esta mudança.
    Ladislau Dowbor, a respeito das novas tecnologias, diz que é preciso que nós nos amoldemos a essa nova realidade, tendo acesso aos novos conhecimentos para que eles possam ser transmitidos aos nossos alunos. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós, levando-se em conta a nossa realidade e necessidades, e a partir daí, organizarmos essas informações e articularmos os espaços que nos possibilitem acessá-las. Em sala de aula, temos de a sensibilidade de discernir o que é importante ao nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar o seu modo de ver determinado assunto ou conteúdo. Inclusive estaremos tornando possível que desenvolvam seu senso crítico. Os educadores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos de forma a orientá-los no uso das novas tecnologias para que possam ser inseridos nesse mundo tecnológico.
    Sendo assim, precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metodologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metodogias que os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.
    Sandra Cruz

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  4. At. 1.3- "Refletindo sobre a postura da escola e da educação diante o panorama desenhado pelas novas tecnologias".

    Diante das novidades, muitas vezes por desconhecer, ficamos com medo, pois os objetos, equipamentos que chegam às escolas são muito caros. Concordo com Tornagli quando diz que o que é caro é o que fica guardado sem uso. Devemos abrir os armários e esvaziar para o uso, as tecnologias que nos apresentam na escola. Fazer bom uso, aprender para ensinar, pois a escola tem papel importante na transmissão de conhecimentos e fazer com que os alunos tenham acesso as tecnologias para um aprendizado significativo. As escolas estão equipadas para auxiliar no aprendizado e democratizar a informação, basta utilizá-la.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  5. ATIVIDADE – 1.3 - Refletir sobre a POSTURA DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DIANTE DO PROGRAMA DESENVOLVIDO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.
    Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel.
    A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento, que hoje se multiplicam com a televisão, internet, curso de atualização tecnológica, na sociedade do conhecimento, a escola que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.
    O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, principalmente as que fazem uso das tecnologias. Essas mudanças devem estar de encontro com as expectativas dos educando e dos educadores.
    É necessário que a escola proporcione para as pessoas de diferentes classes e regiões o acesso a informação da tecnologia. Para isso devemos repensar a escola e a educação num sentido mais amplo.

    Luzia 06/09/2009

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  6. Refletir sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias:

    Os avanços tecnológicos têm exigido da escola uma nova postura diante das demandas do ensino e aprendizagem, sobretudo porque ela não é mais a detentora do saber, e em contrapartida as informações vinculadas nos meios de comunicação, por serem diversas e velozes nem sempre se traduzem em conhecimento.
    A escola deve tornar seus espaços escolares em espaços que dêem significado á aprendizagem, levando em consideração essa nova demanda contemporânea.
    Sendo assim, considera-se imprescindível à inovação tecnológica ou modernização da escola. Essa perspectiva considerando que a incorporação das técnicas à educação é por si mesma determinante da melhoria do ensino. Esta incorporação tem consequência tanto na prática docente como para os processos de aprendizagem.
    Segundo Dawbor, o professor hoje precisa repensar o seu papel na Educação.Porque novas formas de pensar,agir e comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. As tecnologias invadem os espaços de relações , imediatamente estas vão criando uma ilusão de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente nos meios tecnológicos e de comunicação.Por isso, nos professores, devemos reconhecer e entender sobre essas novas tecnologias para melhor interagir com os nossos alunos.


    Priscila

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  7. Atividade 1.3 Educação e Tecnologia:

    Após a leitura dos textos indicados, conclui que cada professor deve procurar se atualizar para desenvolver atividades que contribua para o conhecimento do aluno, fazendo uso das tecnologias existentes em sua escola com responsabilidade.
    Segundo Dowbor a escola tem que recuperar seu papel e automaticamente o professor precisa capacitar-se para acompanhar as tecnologias, precisamos de uma escola mais organizadora de conhecimentos mais articuladora.
    Devemos nos preocupar em usar melhor a tecnologia que temos a nossa disposição.
    Para Beth Almeida o futuro das escolas será pautado por uma palavra:
    Conectividade.
    O importante é que estas tecnologias produzam conhecimentos, conhecimentos atuais.
    Alunos devem utilizar a tecnologia para chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.



    Maria Helena Cardoso Damante

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  8. PROINFO
    SILVANA APRECIDA PUGA
    TURMA 3

    Diante do exposto na entrevista, concordo que existem muitas dificuldades com relação à educação e a tecnologia, havendo necessidade de ampliar melhor os conhecimentos diante de uma área tão ampla.
    O professor deve ter acesso à tecnologia, não é só mudar o currículo, ele precisa de atualização contínua. A escola está aos poucos articulando este processo, há um grande volume de informações, porém falta orientação de como organizá-las e aplicá-las.
    É necessário reequilibrar o sistema educacional e procurar a interação entre trabalho e educação, não agir de forma dissociada nestas áreas, a fim de que as pessoas não saiam sem o devido preparo para atuar no mercado de trabalho. Realmente a educação deveria ser mais introdutória, na qual as pessoas pudessem ser inseridas no contexto sócio cultural de uma sociedade e não apenas atuar como expectadores da mesma.
    As informações obtidas pelos meios de comunicação também deveriam ser transmitidas e utilizadas de maneira “inteligente”, isso propiciaria adquirir novas experiências e conhecimentos úteis à vida de todos.

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  9. ATIVIDADE 1.3: Refletindo sobre postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias.
    “Educação e Tecnologia”:
    Segundo Dowbor,é necessário, a escola pensar e repensar seu papel diante dos conhecimentos e a grande evolução tecnológica, portanto o professor também precisa se capacitar e acompanhar essa evolução tecnológica, onde deveremos nos preocupar em usar estes avanços que temos à nossa disposição, para que ocorra um real conhecimento para o educando.
    Cada vez mais, é necessário dar acesso às informações da tecnologia para todos os alunos de todas as classes sociais, para que possam adquirir novas experiências e conhecimentos significativos à suas vidas.

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  10. Atividade 1.3

    Reflexão postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias

    Adaptar-se a uma nova postura em que a tecnologia esta ganhando seu lugar dentro do ambiente escolar, assim como já se estabilizou dentro dos mais diversos lares, rico, pobre, todos dentro de suas possibilidades possuem algum objeto ou aparelho tecnológico, tem sido um dos maiores e porque não dizer o maior desafio enfrentado por professores, coordenadores, pedagogos, diretores e funcionários de uma escola.
    Dentro de minha realidade escolar, é possível trabalhar com rádio no momento que se fizer necessário, visto que em cada sala de aula possuímos um aparelho; trabalhar com computador, internet, dentro da sala de informática e com o auxílio de um professor de informática. Podemos ainda, passar filmes, documentários, slides de fotos de nossos alunos, para estes fins podemos utilizar tanto o vídeo com a TV e/ou o Data Show.
    A realidade escolar hoje, nossa, diz-nos claramente que a escola esta se adaptando às novas tecnologias, juntamente com a possibilidade de evoluir-se com a tecnologia.
    O pensar tecnológico abrange uma nova política educacional, viabilizando o ensino. Acredito que esta nova visão educacional veio formando rupturas para um aprendizado livre e uma apropriação do conhecimento consciente. Todavia o aprendizado a partir do ponto de vista tecnológico deve ser direcionado e feito de forma a instigar o educando a se colocar em uma postura de pesquisador e aprendiz.
    A necessidade do profissional educador de constantemente ter-se de se colocar como aprendiz, vem de encontro com o profissional tradicional que diante de tudo o que aprendeu se coloca inflexível diante das novas tecnologias, novos aprendizados, novas posturas. É preciso aprender de novo, aprender com o novo, aprender, aprender e aprender.

    Ednilsa Gariel de Sousa

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