sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atividade 1.4

Tecnologias existentes na minha escola e suas utilizações.

11 comentários:

  1. 1.4 – Tecnologias existentes na escola e suas utilizações:

    • Sala de informática (16 microcomputadores ) que com a ajuda do instrutor e o professor da sala (uma vez na semana)- realizam pesquisas, jogos , digitação de palavras que vem auxiliar o trabalho de alfabetização.

    • Internet – Sala de informática para pesquisas relativas aos temas desenvolvidos nas disciplinas e a integração com o mundo das informações.

    • Rádio (um por sala) – utilizam de forma pedagógica (avaliando as músicas e sua contextualização)- rádia com fonte de informações e notícias e publicidade;

    • TV e Vídeo (3 aparelhos de cada) – utilizados conforme solicitação do professor – Empregados para cogitar a interpretação e reescritas de filmes, documentários e outros;

    • Projetor- também utilizado conforme solicitação do professor- desenvolvendo slides ou visualizando filmes e mensagens objetivadas nas aulas.


    LÚCIA HELENA SAQUETO

    ResponderExcluir
  2. 1.4 - Postei a minha realizada. Mas acredito que na maioria das unidades escolares são essas as tecnologias disponíveis.

    Abraço,

    Lúcia Helena Saqueto

    ResponderExcluir
  3. Atividade 1.4 "Tecnologias existentes na escola e suas utilizações".

    Laboratório de informática em torno de 16 microcomputadores, com instrutor e o professor titular, sendo usado 1 vez por semana (50 minutos) pelo os alunos de uma sala.Realizam pesquisas, jogos, digitações que auxiliam o trabalho pedagógico.
    Internet (laboratório de informática) para desenvolvimento das informações no mundo. De acordo com o tema abordado pela disciplina.
    Rádio em torno de 3 para a escola utilizados de forma pedagógica e lazer.
    TV e Vídeo (sala de vídeo, 1 de cada, mais 1 de cada na biblioteca) – utilizada pela escola conforme a necessidade de cada professor, utilizados para interpretação e fruição de filmes.
    Projetor a falta de orientação sobre o uso correto, o faz pouco usado pelos professores, mas muito pela coordenação e direção.
    Aurea Soave

    ResponderExcluir
  4. 1.4 – Tecnologias existentes na escola e suas utilizações:

    • Sala de informática (16 microcomputadores ) que com a ajuda do instrutor e o professor da sala (uma vez na semana)- realizam pesquisas, jogos , digitação de palavras que vem auxiliar o trabalho de alfabetização.

    • Internet – Sala de informática para pesquisas relativas aos temas desenvolvidos nas disciplinas e a integração com o mundo das informações.

    • Rádio (um por sala) – utilizam de forma pedagógica (avaliando as músicas e sua contextualização)- rádia com fonte de informações e notícias e publicidade;

    • TV e Vídeo (3 aparelhos de cada) – utilizados conforme solicitação do professor – Empregados para cogitar a interpretação e reescritas de filmes, documentários e outros;

    • Projetor- também utilizado conforme solicitação do professor- desenvolvendo slides ou visualizando filmes e mensagens objetivadas nas aulas.

    Portanto, a escola onde trabalho tem a meu dispor um vasto equipamento de meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho. No entanto ainda vejo que falta muito pra eu aprender diante de tanta tecnologia, mas para isso estou me esforçando e aperfeiçoando, dando o melhor de mim para poder ajudar os meus alunos à aprender um pouco daquilo que é muito importante para eles, o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo a eles o prazer de aprender.
    Sandra Cruz

    ResponderExcluir
  5. "Tecnologias existentes na escola e suas utilizações"
    Na nossa escola, Célia Bueno, tivemos o privilégio de ser contemplados com uma sala de informática à 4 anos atrás com 16 computadores com Internet. Naquela ocasião os professores se restringiam ao uso somente quando o professor de informática estava presente, mas como a maioria dos professores faz uso constante dessa tecnologia hoje em dia, utilizam sempre que podem para que seus alunos possam ter acesso a muitas informações atualizadas.
    Outros aparelhos são apreciados e usados quando solicitados, , são os retro-projetores, usados para aulas expositivas, o data-show e notebook, usados mais nos HTPCs e para passar filmes e informações para os alunos e em reunião de pais.
    Já a câmera digital é constantemente usada para registros de atividades, eventos na escola e trabalhos de alunos.
    Os rádios, um por sala, são usados nas aulas de acordo com critério de cada professor.
    As 3 televisões e 3 DVDs são utilizados constantemente para aulas com filmes trabalhados diante proposta e critérios do professor.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADE – 1.4 – OBSERVE AS TECNOLOGIAS EXISTENTES NAS ESCOLAS E O MODO COMO SÃO UTILIZADAS.
    Em minha escola contamos com as seguintes Tecnologias:
    • COMPUTADOR: Não temos sala de informática. Mas há um computador no qual o professor faz uso para suas necessidades pedagógicas.
    • MÁQUINA DIGITAL: Uso para o registro dos Projetos realizados na escola.
    • TV E VÍDEO: Utilizados conforme solicitação do professor e aluno. Utilizado também para capacitação de professores nos HTPCs.
    • RÁDIO: Utilizam de forma pedagógica (musicalização dança e contextualização).

    OBSERVAÇÃO: Em nossa escola fizemos uma pesquisa com as crianças e observamos o seguinte:
    • TODOS OS ALIUNOS – 100% - possuem TV, VÍDEO, CELULAR, RÁDIO (som), MÁQUINA DIGITAL
    • ALGUNS – 40% - possuem COMPUTADORES, IPOD, PLAYSTEATEIN, FILMADORA,
    • ALGUNS PROFESSORES (6) – possuem NOUTEBOOK
    • TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS – POSSUEM COMPUTADORES COM INTERNET

    Por ser uma ESCOLA de EDUCAÇÃO INFANTIL os professores tem acesso à tecnologia e a esse mundo digital. Outra observação que notamos são os brinquedos de algumas crianças jogos digitais, e LEP TOP.

    ResponderExcluir
  7. “Tecnologias existentes na escola e suas utilizações.”

    Nossa escola possuí sala de informática, que conta com a ajuda do instrutor e o professor da sala, (uma vez por semana, 50 minutos), onde realizamos pesquisas na internet, jogos, digitação de palavras para as séries iniciais e para os maiores textos.
    Possuí rádios, televisores, vídeos cassetes e DVD que são utilizados conforme solicitação do professor para auxiliar suas aulas.
    Também tem a câmera digital que é utilizada para registrar os eventos e trabalhos realizados na escola.
    O retro-projetor e o data-show podem ser utilizados em aulas expositivas, passar filmes e outras ocasiões se necessário.
    prisbrondi@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Atividade 1.4 Tecnologias existentes na minha escola e suas utilizações

    Na minha escola existem vários recursos tecnológicos onde o aluno está em contato durante suas aulas.
    Temos os seguintes recursos:
    Sala de Informática, Internet, Rádio, TV, Vídeo, Datashow Câmara Digital.
    Todos os alunos tem um horário para obter aula de informática com um professor capacitado na área, cada sala tem um rádio com toca CD, TV e Vídeo podem ser agendados para ser usados em sala, Internet pode ser usada para pesquisa, Datashow para projeção de slides, filmes, Câmara Digital para registrar atividades desenvolvidas em sala e eventos realizados na escola como festas, reuniões etc.
    O que falta para mim é saber usar todos estes equipamentos com segurança, pois alguns deles ainda não consigo instalar sem ajuda.
    Mas estou empenhada a aprender para que os recursos tecnológicos existente em minha escola enriqueçam ainda mais minha prática pedagógica.



    Maria Helena Cardoso Damante

    ResponderExcluir
  9. PROINFO
    SILVANA APRECIDA PUGA
    TURMA 3

    Na escola em que leciono existem vários recursos tecnológicos tais como: computadores – televisores – DVDs – aparelhos de som – câmera digital. A forma como estes recursos são utilizados é o que realmente importa, se você tiver algo e não souber como utilizá-lo, de nada adiantará possuí-lo.
    A utilização da tecnologia nesta escola ao meu ver, se dá de forma consciente, pois é orientada pelos educadores, que traçam seus objetivos com relação aos conhecimentos a serem adquiridos e discutidos por intermédio destes recursos; como por exemplo, não se exibe um filme, joga-se no computador, realizam-se pesquisas ou mesmo houve-se uma música sem que esteja implícito um propósito definido pelo professor.
    Desta maneira os alunos passam a ter uma visão diferenciada destes recursos não apenas como meio de diversão, mas sim como um novo direcionamento para ampliar a sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. ATIVIDADE 1.4: “Tecnologias existentes na minha escola e suas utilizações.

    Em minha escola contamos com as seguintes tecnologias:
    • Computador: Não temos sala de informática, más há um computador no qual o professor faz uso para suas necessidades pedagógicas.
    • Máquina Fotográfica Digital: Uso para o registro dos projetos realizados na escola.
    • TV e DVD: Utilizamos conforme solicitação do professor e aluno, como também, para a capacitação de professores nos HTPCs.
    • Rádio: Utilizado de forma pedagógica (musicalização, dança e contextualização).
    Observação: Em nossa escola, fizemos uma pesquisa com as crianças e observamos o seguinte:
    • Todos os alunos – 100% - possuem TV, DVD, celular, rádio, maquina fotográfica digital.
    • Alguns – 40% - possuem computador, ipod, vídeo game, filmadora.
    • Alguns professores (6) – possuem notebook.
    • Todos os professores e funcionários – possuem computador com internet.
    Por ser uma escola de educação infantil, os professores tem acesso à tecnologia e a esse mundo digital. Outra observação que notamos, são os brinquedos de algumas crianças, jogos digitais e lep top infantil.
    Eu trabalho na mesma escola que a Luzia. Por isso que acontecem as mesmas coisas.

    ResponderExcluir
  11. 1.4 – Tecnologias existentes na escola e suas utilizações:

    * Sala de informática (16 microcomputadores) com um instrutor de informática e o professor da sala (uma vez na semana)- realizam pesquisas, jogos, digitação de palavras que vem auxiliar o trabalho de alfabetização.

    * Internet – Os computadores da sala de informática são equiparados com software para digitação, desenho e internet (disponibilizada para pesquisas com temas desenvolvidos pelo professores de sala de aula e a integração com o mundo das informações).

    * Rádio AM/FM e toca CD – em cada sala de aula é disponibilizado um rádio permanente para ser utilizada de forma pedagógica com a contextualização de músicas e a emissoras como fonte de informações de noticiários e publicidade;

    * TV e Vídeo (3 aparelhos de cada) – utilizados conforme solicitação do professor – Empregados para cogitar a interpretação e reescritas de filmes, documentários e outros;

    * Projetor - utilizado conforme solicitação do professor- desenvolvendo slides ou visualizando filmes e mensagens objetivadas nas aulas;

    * É utilizado também como meio para registrar os fatos, reuniões, atividades e apresentações de professores e alunos a câmera digital, pode-se utilizar a própria do professor ou a existente na escola.

    Ednilsa Gabriel de Sousa

    ResponderExcluir