quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atividade 1.6

Comente a respeito do vídeo: "O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica"

10 comentários:

  1. O vídeo retrata como podemos usar os recursos tecnológicos que a escola dispõe em nossa prática pedagógica deixando exemplos:
     Rádio: - avaliar as letras das músicas; - reescritas e ilustrações de músicas;
    - roteiro da programação da rádio; - elaboração de uma rádio escolar.
     Computadores: - digitar lista de palavras (alfabetização), - jogos interativos e estruturação textual;
     Internet: - pesquisas com supervisão e tarefas dirigidas;
     TV - reflexão e debate de programas; - desenhos para realizar reescrita, - escrita de história em quadrinhos;
     TV e Vídeo: - filmes para trabalhar em grupos (roteiro); - avaliação de contos ou documentários; filmes de eventos realizados na escola;
    Não é só mudar ou adaptar o currículo, precisamos repensar na necessidade de uma escola que organiza os conhecimentos dando sentido a todas essas informações e tecnologias disponíveis. Com objetivos claros de construção de conhecimento intelectual, social e cultural.

    Lúcia Helena Saqueto

    ResponderExcluir
  2. Atividade - 1.6 “O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica”
    O vídeo relata que os educadores têm que saber utilizar as tecnologias, pois não é simplesmente levar os alunos no laboratório de informática e deixarem jogar. Devemos saber inserir esses recursos para que haja a integração, e para isso é necessário conhecer as especificidades dos recursos tecnológicos, com vistas a incorporá-los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possam enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos. Isso requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, “como” envolver o saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se fundado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor. Para isto, o professor, tem que refletir sobre as diversas maneiras de aprendizagens sobre a própria prática, compartilhando suas experiências, leituras e reflexões com seus colegas, através da Formação Continuada que acontecem na escola para privilegiar as interações, a articulação entre a ação e reflexão, a prática e teoria, bem como trabalho individual e colaborativo, contemplando o contexto e o cotidiano de sua atuação na escola (Valente & Prado & Almeida, 2003). Enfim, o processo de reconstrução do conhecimento e da prática abrange a concepção de aprender a aprender ao longo da vida, por meio da interação que, por sua vez, é viabilizada pela rede tecnológica, integrando as diversas mídias.

    ResponderExcluir
  3. Atividade: 1.6 Comente a respeito do vídeo: “O uso dos recursos na prática pedagógica”

    O Vídeo como podemos ver demonstra como podemos usar os recursos tecnológicos que a escola dispõe para a prática pedagógica com atividades sugeridas para o rádio, computador, internet, TV, vídeo etc.
    O processo de ensino-aprendizagem pode se dar de diversas formas: utilizando o computador com programas e também com a internet, onde os alunos podem realizar pesquisas para aprimorar seus conhecimentos; digitar listas de palavras (alfabetização), utilizando vídeos que mostrem curiosidades sobre o assunto que está sendo estudado; também utilizando livros, principalmente com figuras demonstrativas o que chama bastante atenção dos alunos e, tendo assim, a escola uma biblioteca a disponibilidade dos alunos; e outros recursos como sons (rádio) ouvir histórias, músicas reescrever e ilustrar as mesmas e DVDs avaliar histórias, documentários.
    Basta que o educador esteja preparado para utilizá-los, para que não cometa erros; e pode ter certeza que tudo isso chamará bastante a atenção dos alunos, como pode ser visto no vídeo.
    As tecnologias estão, pouco a pouco, se espalhando em diversos meios, e isto é muito bom porque se elas estão disponíveis é para serem utilizadas. Portanto é necessário que o conhecimento e pratica estejam juntos onde exista interação e troca de experiências entre educando e educadores para uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADE 1.6 – O USO DOS RECURSSO TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.









    Assistindo ao vídeo proposto referente ao uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica é nítido que a tecnologia se faz presente. Nota-se que as escolas dispõem de recursos dos mais convencionais até computadores. Entendemos que diferentes mídias estão no espaço escolar e que as influências dessas tecnologias se fazem presente no dia a dia das escolas. Hoje temos que repensar a escola, pois a mesma apresenta as ferramentas de trabalho que permite mudanças, devemos ver a escola menos lecionadora e mais organizadora dos diversos espaços do conhecimento. Prova disso é a ênfase que o vídeo dá ao uso da televisão, computação nas aulas e da criatividade dos alunos em usarem a tecnologia em suas aulas. Por tanto, ensinar e aprender hoje implica em modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisa e comunicação que permitam os professores e alunos a continuar aprendendo. É claro que tecnologias são importantes, mas o desafio maior é caminhar para um ensino de qualidade e que integre todas as dimensões do ser humano, é preciso que pessoas estejam dispostas a evoluir,avançar e mudar.
    Luzia – 20/09/2009

    ResponderExcluir
  5. Atividade - 1.6 “O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.”
    Assistindo ao vídeo proposto é visível que a tecnologia se faz presente a cada momento da nossa vida e isto é real. Fica evidente que em toda escola existe algum recurso tecnológico, dos mais convencionais até computadores. Estas diferentes mídias estão no espaço escolar e as influências destas tecnologias fazem parte do cotidiano de cada um de nós e principalmente nas escolas. E a escola apresenta as ferramentas de trabalho e permite as mudanças necessárias?
    Ensinar e aprender implica, hoje, em modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizando ações e de comunicação que permitam os professores e alunos continuar aprendendo. É claro que as tecnologias são importantes... Mas, o desafio maior é caminhar, evoluir, avançar e mudar, para que o ensino se torne de qualidade integrando em todas as dimensões do ser humano, portanto para isso, é preciso de pessoas que estejam dispostas.

    Aurea Soave

    ResponderExcluir
  6. Atividade 1.6

    Comente a respeito do vídeo: “O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica”

    A tecnologia presente e atuante em nosso dia-a-dia se faz cada vez mais presente no ensino escolar. Como podemos analisar no vídeo, a tecnologia se faz auxiliar do professor em dinâmicas, aulas e até mesmo recreação.
    Percebe-se que nas oficinas e aulas expositivas existe alguma forma de tecnologia atuante na ação pedagógica. O rádio, a TV, o vídeo, o computador, são meios pelos quais complementam o ensino. Nota-se que no computador são elaborados projetos e estes refeitos na prática. Em alguns casos o instrutor ou professor está presente, em outros o instrutor é o próprio aparelho, tendo o aluno como principal atuante no desenvolvimento da atividade ou projeto.
    No uso do computador podemos concluir que o educador norteia o educando no projeto e/ou pesquisa (quando da utilização da internet), a ser realizado e o aluno torna-se a principal peça na realização da proposta do professor.
    Na utilização da tecnologia como auxiliar da proposta pedagógica, o professor deve ser atuante no aprendizado e pesquisa. No caso da internet, não basta apenas pesquisar, copiar e colar existe a necessidade de se verificar se sites ou blogs onde a pesquisa foi realizada são de confiança.
    Todavia há a necessidade de nos conscientizar que esse coadjuvante no ensino e na ação pedagógica deve ser utilizado pelo professor e não ser tomado como principal meio do aprendizado. A utilização de meio tecnológicos tende a ser cada vez mais freqüente, como o deve ser, contudo não podemos esquecer que os meios de informações como livro didático, livro de leitura, jornais e revistas (imprensa escrita) também são meios tecnológicos atuantes em nosso meio.

    Ednilsa Gabriel de Sousa

    ResponderExcluir
  7. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

    As tecnologias de comunicação se fazem presentes em todo lugar. As crianças já nascem nesse ambiente de grandes recursos tecnológicos que operam e interagem com extrema facilidade. Não cabe mais a escola ignorá-los. Cabe aos professores aprenderem a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas como também aprender a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias para integrá-las no ensino aprendizagem. Escolher entre tantos recursos existentes requer capacitação dos professores para que escolham adequadamente a fim de desenvolver a sua prática pedagógica de forma envolvente, instigando a curiosidade dos alunos, criando situações que propiciem a observação e interpretação dos fatos, transformando a informação em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado, para que o aluno encontre sentido naquilo que está aprendendo.
    pisbrondi@gmail.com priscila

    ResponderExcluir
  8. PROINFO
    SILVANA APRECIDA PUGA
    TURMA 3
    Analisando o exposto pelo vídeo sobre o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica, creio que cada profissional deve utilizar estes recursos de forma a propiciar uma aprendizagem mais significativa e efetiva um acessório complementar aos já existentes.
    Algumas utilidades destes recursos voltadas para a área pedagógica:
    - Com a internet pode-se fazer pesquisa, analisar de textos, comunicar-se e trocar idéias com outras pessoas sobre o assunto em questão;
    - Por meio do computador aprende-se a digitar e estruturar textos relacionados à alfabetização, jogos interativos e até mesmo a utilização funcional do computador, que ajuda a desenvolver o raciocínio e a criatividade;
    - Utilizando a TV e vídeos pode-se refletir e analisar documentários, eventos, filmes, entrevistas entre outros aspectos voltados para o âmbito cultural;
    - O rádio ou aparelho de som além de auxiliar na discriminação sonora, pode ser utilizado na reescrita, ilustração, interpretação de uma música.
    Enfim, cabe a cada educador adequar o uso destes recursos da maneira que melhor atenda aos seus educandos.

    ResponderExcluir
  9. Atividade 1.6 – O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

    Analisando o vídeo proposto, verificamos que a tecnologia é um grande atrativo para todas as crianças. Tudo que a escola apresentar para seus alunos de forma prazerosa eles irão com certeza ter mais entusiasmo e atenção, atingindo o conhecimento com mais rapidez.
    Nossas escolas estão bem equipadas, basta os professores se empenharem a montar suas aulas com criatividade usando equipamentos atrativos aos alunos e saindo da rotina de caderno, livros, lousa e giz.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

    ResponderExcluir
  10. Atividade 1.6

    O video nos mostra a diversidade de recursos tecnológicos existentes em nossas escola, e agora cursando Tecnologias na Educação mudei o olhar sobre a maneira que venho utilizando estas tecnologias. Acredito que a partir de agora ao planejar as aulas haverá uma preocupação em utilizar melhor as tecnologias existentes na escola.
    È importante que todos professores estejam motivados e preparados para transformarem seus planos e elaborar projetos que utilizem as tecnologias como instrumento de aprendizado para os alunos,desta forma os professores estarão inovando o ensino\prendizagem.

    ResponderExcluir