terça-feira, 15 de setembro de 2009

BIBLIOTECA E-PROINFO

Material do Aluno

34 comentários:

  1. "Atividade 1.5" - "Fichamento".

    Lúcia Helena Saqueto G.G.


    Analisar uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.
    Segundo José Armando Valente os Educadores enfrentarão mais uma revolução sem ter digerido a atual ( TV, vídeo, computador, internet) constitui assistir o nascimento da Tecnologia Digital. Restando o seguinte questionamento: Como inserir no nosso currículo? Como utilizá-la? Já que faz parte da realidade do aluno e a lousa, giz e aulas expositivas não são atrativos e nem conseguem acompanhar tais estímulos proporcionados por tais avanços.
    Pois não bastar querer ser moderno e utilizar as técnicas de informáticas na realização de atividades sem dominá-las e não contribuir para a construção de novos conhecimentos.
    O educador deve estabelecer um objetivo para sua aula e acompanhar se esses estão sendo alcançados, criando oportunidades de processamento desta informação, refletidos sobre os diferentes conteúdos utilizados e principalmente desenvolvendo a critica.
    Prado e Valente, 2002 Sugere a flexibilização - O Educador deve criar condições para recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, garantindo as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir .
    Nesse sentido, o desafio desta formação é enorme. Pois deve oportunizar ao educador adquirir simultaneamente habilidades e competências técnicas e pedagógicas possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos, usando para isto as tecnologias digitais que estão cada vez mais presentes em nossa sociedade.

    Analisando o uso do computador que apresenta um dos mais eficientes recursos para a busca e acesso à informação.
    Ele pode e deve ser utilizado como excelente ferramenta de aprendizagem contribuindo para desenvolvimento intelectual. Para tal objetivo deve ser aproveitado como forma de juntar os conteúdos curriculares propostos com uma série de conceitos, habilidades e atitudes que são importantes para o cotidiano. É um instrumento que vem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, permitindo trabalhar valores culturais e sociais.
    Computadores apresentam um contexto de problemas atraentes para os alunos e os desafiam a solucioná-los. Até a simples tarefa de digitar um pequeno texto ou banca de palavras (alfabetização), desenhar na tela são fontes para desenvolver habilidades essenciais no processo de solução de problemas. No caso de erro ao invés de criar no aluno sentimento de fracasso, gera um desafio ainda maior e busca à criatividade e à inteligência na resolução do mesmo.
    Considero que o “computador” utilizado pedagogicamente com objetivos estabelecidos e por profissionais compromissados como desenvolvimento dos alunos, é um enorme aliado, inclusive no trabalho com as dificuldades de aprendizagens.

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  2. Atividade 1.5" - "Fichamento".

    Lúcia Helena Saqueto G.G.



    Analisando o uso do computador que apresenta um dos mais eficientes recursos para a busca e acesso à informação.
    Ele pode e deve ser utilizado como excelente ferramenta de aprendizagem contribuindo para desenvolvimento intelectual. Para tal objetivo deve ser aproveitado como forma de juntar os conteúdos curriculares propostos com uma série de conceitos, habilidades e atitudes que são importantes para o cotidiano. É um instrumento que vem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, permitindo trabalhar valores culturais e sociais.
    Computadores apresentam um contexto de problemas atraentes para os alunos e os desafiam a solucioná-los. Até a simples tarefa de digitar um pequeno texto ou banca de palavras (alfabetização), desenhar na tela são fontes para desenvolver habilidades essenciais no processo de solução de problemas. No caso de erro ao invés de criar no aluno sentimento de fracasso, gera um desafio ainda maior e busca à criatividade e à inteligência na resolução do mesmo.
    Considero que o “computador” utilizado pedagogicamente com objetivos estabelecidos e por profissionais compromissados como desenvolvimento dos alunos, é um enorme aliado, inclusive no trabalho com as dificuldades de aprendizagens.

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  3. PROINFO TURMA 3
    SILVANA

    ATIVIDADE 1.5 – “FICHAMENTO”

    Objetivos
    Procurar interagir os alunos com os recursos tecnológicos, a fim de que observem que estes encontram-se presentes no seu dia a dia.

    Habilidades/competências
     Observar através da tecnologia o meio em que vivemos, entrando em contato com o mesmo de forma virtual;
     Identificar locais conhecidos, assim bem como alguns aspectos;

    Estratégias de Ensino
     Levar os alunos a utilizar o computador para entrar em contato com ambiente físico que os cercam;
     Acessar locais turísticos e “passear” virtualmente por eles;
     Observar aspectos que às vezes pessoalmente passaram despercebidos;

    OBS: Quando apliquei esta atividade, os alunos puderam verificar que a tecnologia não serve somente para explorar algo distante, como muitos acreditam, ela pode auxiliar também em conhecer melhor o que está próximo de nós.

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  4. Atividade 1.5 – Fichamento
    Tema: Projeto “Prazer em Ler”
    Assunto: Incentivar o prazer pela leitura e formar leitores críticos. Estimular o uso da leitura por meio do computador/internet, pois podem trabalhar diversas obras, que acabam incentivando as crianças a ouvirem história. Com isso, tem informação, lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, que por meio das histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que acaba tornando-se predominantes em qualquer faixa de idade.
    Público Alvo: 1º ano (ensino fundamental)
    Material utilizado: Sala de aula; Biblioteca (livros); Laboratório de informática; TV e DVD.
    Duração: 1 ano.
    Procedimentos Metodológicos: leituras e dramatização; jogos interativos; arte (desenho, pintura, releituras); literatura (Poemas, Contos, Crônicas, Lendas etc); organização da biblioteca na escola; integrar a comunidade ao mundo da leitura.
    Resultados: Os alunos aperfeiçoam na leitura, na escrita, na interpretação, na ortografia e postura perante incentivos à leitura vista como fonte de prazer e entretenimento.
    Sandra Cruz

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  5. ATIVIDADE 1.5 – FICHAMENTO

    Atualmente a escola vem disponibilizando do acesso às diversas mídias, que são inseridas no processo ensino aprendizado. Diante deste novo cenário surge uma nova postura para o professor, saber como usar pedagogicamente as mídias. Novas propostas pedagógicas vêm sendo disseminadas, enfatizado novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, pelo quais os mesmos vêm favorecendo ao aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.
    Para incorporar as novas formas de ensinar, deparamos com o professor desenvolvendo em sala de aula uma prática tradicional e num outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um complemento da aula. São procedimentos que revelam intenções e tentativas de integração de mídias na prática pedagógica. Tudo isso, revela um processo de transição entre prática tradicional e as novas possibilidades de reconstruções.
    Prado (2001) afirma que para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a integração das mídias, uma das possibilidades tem sido o trabalho por PROJETOS. Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno aprende fazendo, aplica aquilo que sabe e buscando novas compreensões com significado para aquilo que está produzindo.
    Entretanto esta abordagem pedagógica requer do professor uma postura que concebe a aprendizagem como um processo que o aluno constrói com produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. (Valente, 2003)
    Exemplificando estes conceitos e posturas, gostaria de citar o projeto que minha Escola realiza: Trabalho numa escola de Educação Infantil com alunos de 5 anos. Este ano estamos desenvolvendo O PROJETO NATUREZA junto com o de CULINÁRIA que tem como objetivos, educar na perspectiva de uma nova sociedade sustentável, trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos de forma lúdica e prazerosa. Trabalhos em sala os conceitos teóricos do planejamento. Num segundo momento desenvolvemos estes conceitos em aulas práticas, onde as crianças constroem toda a teoria de forma lúdica (ex. desenvolvimentos das plantas). Todos esses trabalhos são registrados através de fotos que depois são organizados em SLIDES e apresentados aos alunos e aos pais, onde podemos avaliar nossas condutas e aprendizagem. Um fato importante, e auto avaliação que a crianças fazem delas mesmas na realização das atividades. Todo esse processo se torna positivo graça aos recursos tecnológicos que a escola possui.O trabalho fica prazeroso e o aluno faz a sua construção de aprendizagem.
    Luzia- 20/09/2009

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  6. ATIVIDADE 1.5 – “FICHAMENTO”


    Tema: Jornal do Folclore
    (Um ato cultural é o resultado do caminho percorrido pela leitura, pela escrita e principalmente pela criação.).
    Público Alvo: 4º ano

    Material utilizado: livros; computador, data show.

    Duração: 1 mês (agosto)

    Procedimentos: A partir de leituras e dramatizações de lendas, arte gráfica (desenho, pintura). A montagem (no computador) de um jornal com matérias, entrevistas, fotodesenhos, fofocas... Verificação do resultado (data show) antes da impressão.

    Objetivos: Conhecendo o folclore é possível associar as praticas sociais e culturais. Recontar historias, de origem anônima, que expressam valores, crenças e costumes é permitir que os alunos reinventem e recriem sua cultura.
    O folclore é a relação entre o imaginário e o real, o modo que um povo tem para compreender e desenvolver a sensibilidade fazendo descobertas do mundo em que vive.

    Resultados: Com este trabalho os alunos podem relacionar significados podendo adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, pois é valorizado a diversidade cultural que devem contribuir para a formação de crianças mais criticas e, o mais importante, criativas.


    Aurea Soave

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  7. ATIVIDADE 1.5: “Fichamento”

    Analisar uma experiência didática, na qual, o uso de recursos tecnológicos, envolva conteúdos curriculares.
    O computador é um eficiente recurso para buscar acesso á informação e assim ajudar no desenvolvimento intelectual. As crianças, já desde os pequenos da educação infantil, adoram utilizar os computadores. Gostam de escrever (digitar), jogar, desenhar, onde procuram sempre realizar as atividades corretamente, mas se erram, imediatamente tentam solucionar o problema, sendo assim, um ótimo recurso se utilizado corretamente.
    Publico alvo: Alunos pré-escola, Pré I e II
    Objetivo: Interagir e apresentar o recurso tecnológico para observarem e utilizarem na sua vida.
    Recurso utilizado: Sala de informática da escola.
    Estratégias: Muitas crianças teriam contato com o computador pela primeira vez. Neste dia o trabalho ficou definido como conhecer o computador, ligar e desligar, e depois desenhar, pintar figuras e jogar o Jogo da Memória da Mônica. Com estes contatos, puderam perceber a importância de utilizar o computador.
    Material usado: Sala de aula, laboratório de informática, cd, jogos.
    Duração: 2 horas.
    Resultado: O interessante foi o interesse dos pequenos alunos em utilizar o laboratório de informática, conhecer novas tecnologias e utilizar como fonte de prazer e entretenimento.
    Observação: Isto foi realizado o ano passado em outra escola, pois esta escola que trabalho este ano, não possuía laboratório de informática.

    Projeto: Viajando na história
    Público alvo: Pré escola
    Conhecimentos prévios: Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
    Estratégias e recursos da aula:
     Aula interativa
     Uso do Laboratório de informática ou sala de aula, pois o recurso utilizado é um áudio que poderá ser salvo em CD e transmitido em aparelho de rádio.
    Avaliação: Como devemos incentivar a leitura, a reescrita e a produção através das historias ouvidas, livros lidos podemos incentivar o interesse dos alunos com interpretação de historias com dramatizações, fantoches, desenhos se tiver computadores as crianças podem escrever as historias, desenhar as mesmas, criar suas próprias histórias. Também pode se pesquisar coisas novas na Net, fazer desenhos no paint, etc.

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  8. Fichamento

    Conteúdo:
    Práticas de linguagem oral

    Objetivos:
    -Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da escrita.
    -Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
    -Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
    -Usar conhecimento sobre valor sonoro de letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional.

    Tempo estimado:
    -Uma aula.
    Material necessário:
    -Uso da sala de informática com internet.

    Desenvolvimento:
    -Usar o site www.kidleitura.com, como ponto apoio, onde os alunos encontrarão textos que podem ser lidos pausadamente, sílaba por sílaba, que se destacam em vermelho auxiliando na leitura de todos, inclusive aqueles que ainda estão sendo alfabetizados.

    Avaliação:
    A maior parte dos alunos demonstrou um grande interesse na atividade de leitura realizada na aula de informática, pois, texto, imagem som e movimento podem ser articulados, criando uma verdadeira trama de combinações , encantado assim os alunos que o utilizam.

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  9. Atividade 1.5 - FICHAMENTO

    Tema: Leitura de obras de arte ( Tarsila do Amaral – Pintura Moderna)
    Público Alvo: 4º Anos
    Objetivo: Levar os alunos a conhecer diversos tipos de arte utilizando o computador e fazê-los refletir sobre as obras para que façam a sua reescrita da mesma.
    Duração: 2 aulas, uma na sala de informática e outra em sala de aula.
    Desenvolvimento: Os alunos deverão fazer pesquisa na internet sobre as obras de Tarsila do Amaral para que possam conhecer suas obras. Refetir sobre elas, falando espontaneamente o que observou.
    Fazer a impressão das que mais chamaram a atenção e expor na sala de aula para que possam cada um fazer a sua reescrita da obra através de desenho.
    Avaliação: Cada aluno fará um comentário de sua obra que ficará exposta no varal da sala de aula com espaço em folha anexa para que receba comentários dos colegas. Cada um deverá comentar o trabalho do outro elencando os pontos positivos da obra.
    Obs. Com esse trabalho espera-se que desenvolva o censo crítico no aluno e enriqueça seu conhecimento cultural.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  10. "Atividade 2.2 - Coisas Importantes e significativas"


    Após navegar no seguinte endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto- Hipertexto é o termo que propaga a um texto a possibilidade da utilização de diversos acessórios como recursos entre eles imagens e sons. Oportunizando ser ainda mais completo e interessante, pois contempla a ligação de outros elementos a serem consultados.
    Segundo Nelson, Literary Machines (1992)” Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficas, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longas, e que não expressa à idéia de hipertexto estendido.”
    O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem vem possibilitar que essa aconteça naturalmente através das descobertas ao tentar localizar informações e realizar pesquisas. Sendo um processo ativo de busca e construção do conhecimento, configuração de aprendizagem que considero mais produtiva, pois é erguida transversalmente pelo aluno.

    O hipertexto usado pedagogicamente como recurso que permite desempenhar pesquisas, utilizar bibliotecas, fazer cursos virtuais e ainda conta com uma gama imensa de informações e saberes culturais implicando em uma nova forma de ler e de escrever o mundo que se apresenta. A leitura se torna mais dinâmica com as imagens e sons exibidos, passíveis de se optar um mesmo assunto produzido por vários autores através dos inúmeros links dispostos nas páginas dos hipertextos e, dada à velocidade de acesso a esses dados e trocas de mensagens, principalmente nas salas de bate papo.

    Lúcia Helena Saqueto Guimarães Gonçalves – setembro de 2009

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  11. Atividade 1.5 Fichamento

    Analisando sobre o uso de tecnologia na minha prática pedagógica, pude observar que a tecnologia como recurso tem estado presente em minhas aulas de de minhas colegas professoras.Rádio e toca CD, TV e video, câmara digital e computador são usados com frequencia durante as aulas.
    O que pude constantar é que estes recursos podem ser mais explorados proporcionando aulas mais interessantes e conteúdos mais ricos que colaborem efetivamente para formação dos nossos alunos.Cabe a nós a tarefa de conscientizar os alunos que a sala de informática é um local de estudo não somente um lazer.
    Professora- Maria Helena

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  12. "Atividade 2.2 - Coisas Importantes e significativas"

    Hipertexto , segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, é um texto em formato digital, que agrupa conjuntos de informação em forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, o acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou links, ocorrem em termos destacados no texto principal, ícones gráficos ou imagens interconectando com as diversas informações, oferecendo informações que estendem ou complementam o texto principal. Criado por Ted Nelson (anos 60), o conceito de "linkar" ou de "ligar" textos com outros textos. O hipertexto pode ser comparado a uma teia onde os fios são possibilidades interligados com conhecimentos.
    O hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, mas a Internet não é o único suporte de organização da informação e produção textual onde se manifesta, as manifestações hipertextuais ocorreram nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os textos sofriam alterações quando eram transcritos caracterizando uma escrita coletiva. Parece-me com a aqueles ditos populares “Quem conta um conto aumenta um ponto” ou “ O povo aumenta, mas não inventa”.
    A etimologia da palavra hipertexto remete à não sequenciação do antigo texto escrito, possibilitando as variedades de entendimento e a colaboração entre as pessoas,tornando-se uma construção ou uma reconstrução coletiva.
    Principais características do Hipertexto (Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear, além de outras que se vai descobrindo com o uso deste tipo de texto.)
    Hipertexto na Educação O trabalho com hipertexto impulsiona a descoberta do aluno em busca da construção do conhecimento compartilhado chegando à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem se torrna mais duradoura, pois acabam aprendendo mais, através de diversas fontes. É como se estivéssemos com uma enciclopédia ao nosso lado. O acesso imediato a qualquer informação possibilita que a leitura supere o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim).
    Em caráter relacional permite-se afirmar o hipertexto como continuação de um modo de pensar o texto como produtividade e não como produto de um único trabalho, mas considerando o hipertexto associado ao processo de escrita e leitura, permite também afirmar a multilinearidade de textos variados que apontam para uma multiplicidade de possibilidades de construção e leitura.

    Aurea Soave

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  13. ATIVIDADE 2.2 – COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS
    Vamos aprender sobre hipertexto por meio de um hipertexto...
    A cada dia os computadores estão sendo incorporados cada vez mais, em todos os setores da sociedade.
    Surgem então conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. O hipertexto é uma nova forma de criar, organizar e interagir com informação inserida na internet. Os hipertextos e os hipermídia constituem ferramentas computacionais de alto nível, do qual, exploramos o conhecimento de forma não linear e interativa.
    Segundo Nelson Pretto, constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação, ou seja, diferentes mídias, sons, textos vídeo, foto.
    O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação, tornando assim a consulta mais fácil e atraente. A utilização de hipertexto na Educação impulsiona o aluno à pesquisa e à produção textual, facilitando um ambiente, no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção de conhecimentos, forma de aprendizagem considerada duradoura e transferível, do que aquela direta e explícita.
    O hipertexto revela-se como um conceito revolucionário de organização e acesso à informação por parte dos utilizadores, não se conhecendo ainda todo o impacto que terá a sua generalização na sociedade, ele é um meio de informação disponível eletronicamente sob demanda (on line) em um computador, apresentado sob a forma hipertextual. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.
    LUZIA – 04/10/2009

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  14. Atividade 2.2
    Coisas importantes e significativas
    “Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Juntamente... e comunicação...”
    Navegando na página da Wikipédia em busca de informações sobre hipertexto, observei que é uma maneira bem prática, simples e fácil de fazer uma pesquisa através de um hipertexto. Onde é permitido a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.. Mas há necessidade de que tenhamos disciplina e concentração naquilo que estamos fazendo, para não nos perdermos na leitura dos diversos atalhos que estamos consultando.
    Sendo o hipertexto, um texto cheio de links, que são atalhos, caminhos que nos levam rapidamente a localizar conteúdos sobre assuntos específicos, acaba nos dando também a oportunidade de conhecermos coisas, além do que inicialmente estávamos querendo saber e que procurávamos.
    Através do hipertexto a oportunidade de aprendizado se amplia muito mais, cada vez que clicamos em um novo link.

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  15. Atividade 2.2

    Coisas Importantes e Significativas

    Hipertexto se resume em um texto em formato digital com informações como palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá por hiperlinks.
    Tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que estendem ou complementam o texto principal.
    Linkar ou ligar que seria ligação de textos como outros texto .
    Hipertexto tem como principais característica:Intertextualizar, Velocidade, Precisão, Dinanismo, Interatividade, Acessibilidade, Estrutura de rede, Transitoriedade, Organização Multilinear.
    Pelo que pude entender de toda essa leitura sobre Hipertexto é que esta é mais uma ferramenta disponível na internet a pesquisar para assim descobrirmos diversas funções que vem nos auxiliar nos futuros planos de aula.
    A informática nos oferece inumeras formas de
    pesquisar, comparar, elaborar projetos interessantes que disperte o interesse de nossos alunos em aprender nas diferentes diciplinas de acordo com faixa etiária e série que o aluno esteja cursando.
    O hipertexto traz também como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas como já havia comentado no parágrafo acima.
    Vejo o hipertexto como uma ferramenta facilitadora na pesquisa de informações importantes para os alunos.
    O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno á pesquisa e a produção textual, facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece por descoberta, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.

    Maria Helena

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  17. Atividade 2.2- Coisas significativas

    Hipertexto segundo http://pt.wikipedia.org/ é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links(atalhos).
    Através dele, temos acesso a diversas informações relacionadas a pesquisa a qual fazemos.
    Principais características do Hipertexto
    1. Intertextualidade;
    2. Velocidade;
    3. Precisão;
    4. Dinamismo;
    5. Interatividade;
    6. Acessibilidade;
    7. Estrutura em rede;
    8. Transitoriedade;
    9. Organização multilinear.
    O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
    Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes.
    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
    O hipertexto é indicado para o processo de hiperaprendizagem e de concretização também de hiperconhecimento. Essa construção é possível graças as mais variadas ramificações que o hipertexto encerra. A medida que vamos estudando, a pesquisa nos remete para outro ponto cada vez mais enriquecedor. Aprendemos como se tivéssemos brincando atrás dos conhecimentos. Portanto, o recurso é o máximo em motivação e um impulso para aumentar o interesse. antonio.branco@bcb.gov.br
    Com o auxilio dos hipertextos temos ajuda necessária para uma pesquisa rápida e prática.
    Maria Heloisa de Araujo Cruz.

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  18. "Atividade 2.2 - Coisas Importantes e significativas"

    Entende-se o hipertexto como um meio de informação que existe on-line em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura, provendo os recursos de informação de forma não linear. As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras.
    Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem como facilidades de interação e criações de realidade virtual.
    Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular.
    Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertextos na Educação. O trabalho com hipertextos pode impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
    Sandra Cruz

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  19. Atividade 2.3 - Construção de um Hipertexto sobre o tema: "O que é hipertexto segundo você e outros autore."Lúcia Helena Saqueto.

    O hipertexto autoriza a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, adicionando recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-é-hipertexto/.
    O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral. pt.shvoong.com/...and.../1794880-que-é-hipertexto/;
    Ausência de limites, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. www.faced.ufba.br/~pretto/edc266/.../trabalho.htm .
    As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos.
    É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüências têm o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima.
    A origem do termo HIPERTEXTOO foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de alguns conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados. o Help do Windows e os de suas aplicações são hipertextos que se caracterizam por possuírem: Þ Um conjunto de tópicos Þ Sistema de navegação Þ Sistema de pesquisa .pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

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  20. Atividade 2.3 - Construção de um Hipertexto sobre o tema: "O que é hipertexto segundo você e outros autores."

    O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
    Em sugestiva e muito citada obra intitulada “Writing Space”, Bolter (1991, p. 10) propõe como essencial a idéia de que o hipertexto5 introduz um novo espaço de escrita, que ele caracteriza como "escrita eletrônica", tendo em vista a tecnologia de base.6
    5 A rigor, um hipertexto, ao delegar ao leitor a decisão da integração de conhecimento, faz exigências cognitivas muito fortes e difíceis. Por outro lado, o hipertexto não é um banco de dados, pois como bem frisa Snyder (1997:35), diferentemente do que ocorre com bancos de dados, os hipertextos não foram construídos para serem pesquisados, mas para serem lidos. Os hipertextos contém informações para serem entendidas por seres humanos e não máquinas. São produtos finais para uso e proveito imediato. 6 Assim se expressa Bolter (199 1: 10) ao introduzir a noção do novo de espaço de escrita: "Writing is the creative play of signs, and the computer offers us, a new field for that play. It offers a new surface for recording and presenting text together with new techniques for organizing our writing. In other words, it offers us. a new writing space." Tem semelhanças e diferenças com o espaço dos rolos de papiro, o codex e os livros impressos. Bolter continua dizendo (p. 11): “By 'writing space' I mean first of all the physical and visual field defined by a particular technology of writing." E frisa que toda a escrita é espacial e no geral em duas dimensões, sendo que cada tecnologia nos dá um espaço diverso. 0 espaço oferecido pelo computador para a escrita eletrônica é animado e visualmente complexo, mas surpreendentemente maleável nas mãos de leitores e escritores. http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v4n1/f_marcuschi.pdf (Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111) O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula Luiz Antônio Marcuschi -Universidade Federal de Pernambuco)
    A história do hipertexto não é recente, desde 1965 ou mesmo antes, na época de Leonardo da Vinci, já se tinha uma noção desse tipo de trabalho. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet e nem com a WEB. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hist.C3.B3ria). http://www.grupos.com.br/blog/turmanthemanha/permalink/31197.htm
    Vemos que através de manuscritos e marginalia, os textos já sofriam alterações quando eram transcritos caracterizando uma escrita coletiva. Estas leituras sobre o que é hipertexto, me fizeram lembrar (da celebre frase): ” Nada se cria, tudo se copia.”, apesar de preferir dizer: “Tudo se recria.”



    Aurea Soave

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  21. 2.3 “ O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCE E OUTROS AUTORES.”

    Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual
    agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de
    textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências
    específicas denominadas hiperlinks ou links.
    Os links ou palavras de ligação são o ponto referencial entre o
    hipertexto e outros documentos escritos na forma eletrônica. Deste
    modo, a escolha dos links envolve julgamento e tomadas de decisão.
    Os atalhos podem se palavras, páginas, imagens ou parte de imagens,
    seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser
    eles mesmos hipertexto.
    Apesar de a introdução do hipertexto no contexto da sala de aula ainda
    ser considerada difícil e gerar grande demanda de dúvidas aos alunos
    para o professor (Cerutti 2002), é possível dizer que o processo de
    construir um hipertexto pode trazer benefícios positivos tanto para a
    conscientização de processos de escrita tradicional quanto para o
    próprio projeto e desenvolvimento de aplicativos baseados em
    hipertexto para a internet.
    O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se
    baseia e permite também fácil referência a outras partes do texto ou
    a outros textos, totalmente independentes em locais distantes.
    priscila

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  22. Atividade 2.3 - Construção de um Hipertexto sobre o tema: "O que é hipertexto segundo você e outros autores."

    Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.
    http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
    Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.

    — Nelson, Literary Machines 1992
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.
    http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
    O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
    http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

    Conclusão:
    O hipertexto nos auxilia muito nas pesquisas pois é de fácil acesso, neles os links ficam disponíveis para que possam ser acessados para maiores informações.
    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  23. Atividade 2.3 - Construçao de um Hipertexto sobre o tema: "O que é hipertexto segundo você e outros autores." Maria Helena
    Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.
    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

    A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

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  24. Atividade 2.3 - Construção de um Hipertexto sobre o tema: "O que é hipertexto segundo você e outros autores."
    .

    A HTML é baseada no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos - que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
    http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos
    HIPERTEXTO: É, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
    Autor: RAMAL
    http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm
    "Por HIPERTEXTO, eu entendo escrita não seqüencial - um texto com vários caminhos que permite que os leitores façam escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos."
    Autor: Ted Nelson
    www.unb.br/fac/ncint/site/parte31.htm

    Conclusão
    Hipertexto é um texto permeado de links, que são atalhos que nos levam a outras informações que complementam e se relacionam com o texto que estamos lendo ou pesquisando.
    As definições acima nos dão uma posição bem clara do que seja um hipertexto.
    Textos que têm acesso à outras informações mais profundas do assunto.
    Na prática observamos que muitas vezes isso não acontece.
    Por vezes nos deparamos com links intrusos que não têm conexão alguma com o assunto.
    Sandra Cruz

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  25. ATIVIDADE – 2.3 – Construção de um Hipertexto sobre o tema: “O que é hipertexto segundo você e outros autores”.

    "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação”
    Professor Nelson Pretto.

    O que é Hipertexto - Conceituação “Modelo para estruturar documentos de maneira não linear usando os conceitos de nós, elos e âncoras.” A referida conceituação define tecnicamente o Hipertexto como um modelo de documento não linear, onde os nós que vão interligá-lo a outros documentos podem ser palavras, imagens, páginas, sons e ou referências. Estes elos, âncoras nos remetem a outros documentos sou sites também hipertextuais. http://www.dimap.ufrn.br/~jair/webdesign/webtecnologias.pdf.

    "Por HIPERTEXTO, eu entendo escrita não seqüencial - um texto com vários caminhos que permite que os leitores façam escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos
    Autor: Ted Nelson
    www.unb.br/fac/ncint/site/parte31.htm

    “ O Memex é uma máquina um tanto quanto visionária para auxiliar a memória e guardar conhecimentos (daí o nome Memex: Memory Extension) que foi pensada pelo cientista americano Vannevar Bush” A máquina MEMEX é considerada o percursor da idéia de hipertexto, foi idealizada através da observação do funcionamento da mente humana, a máquina era capaz de estocar grande quantidade de informações acessíveis rapidamente, cumprindo assim a função de suprir as falhas da memória humana através dos recursos mecânicos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Memex”.

    “O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]" http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto Lina Morgado (1998), enfatiza a ativa participação do “aluno/leitor” de hipertextos na aquisição de conhecimentos, pela autonomia propiciada pelo meio digital, que desenvolve a responsabilidade quando faculta-lhe os trajetos de acesso e obriga-lhe a interpretar as informações acrescentando comentários e conclusões pessoais. A aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar sua visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.

    CONCLUSÃO:
    As definições acima nos dão uma posição bem clara do que seja um hipertexto.
    O Hipertexto é, portanto um conjunto de informações mais ou menos independentes do texto, apresentado com expressões ou palavras que contêm informações que visam ampliar o conhecimento do tema pesquisado. Essas informações podem estar registradas no hipertexto em forma de símbolo, palavra, número ou desenho que ao ser clicado revela uma informação, dados pertinente à pesquisa realizada.
    A contribuição do hipertexto para a educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de idéias que o ciberespaço nos propicia.
    LUZIA – 11/ 10/2009

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  26. Unidade 2 -Atividade 2.3 :O que é hipertexto segundo você e outros autores
    Hipertexto: é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Nesta definição fica bem nítida a questão do hipertexto como um bloco agregador de informações em níveldigital.

    O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia.

    ...permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.
    Imre Simon
    http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
    Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.

    http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/


    Conclusão: entende-se por hipertexto ao conjunto de informações geradoras de mais informações que se interligam em algum ponto.

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  27. 2.2“Coisas importantes e significativas”


    Hipertexto é algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
    A experiência de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos dedicamos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos. Comunicar-se com o outro é uma coisa importante e significativa, pois entre os seres humanos revelar o pensamento não se limita à fala e à escrita, assim, pautado em recursos tecnológicos e capacidade de raciocínio o homem dispõem das tecnologias da informação e da comunicação as denominadas TIC’s para ir além das fronteiras da escola, do livro e da tv.
    Neste sentido, a navegação por hipertexto tem revolucionado as formas de transmitir informação, mas uma questão se sobressai mediante as vantagens da comunicação instantânea e mundial “o ser humano tem se tornado mais humano?”.
    A internet é um dos produtos do avanço tecnológico de maior fascínio entre todas as idades, a facilidade de interação com pessoas, outras culturas e a multiplicidade de conhecimento é um dos elementos mais atrativos, pois é fabuloso acessar com um único click e o hiperlink nos liga a tudo que desejamos conhecer.
    Gostei muito de navegar no hipertexto aprender a teoria de uma forma prática. Observamos que o hipertexto é um texto dinâmico, veloz, acessível, interativo na rede, que nos permite navegar por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.
    Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens.
    Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas.
    Por muitos séculos a escola esteve com as portas das salas de aula fechadas, sendo o professor o detentor absoluto do conhecimento.
    Hoje, nos vemos diante de uma nova realidade, onde o professor precisa ser o aprendiz, trocar de lugar com seu aluno e, com ele, aprender. Considero que estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, com a utilização das novas tecnologias que muito tem facilitado o trabalho do professor.


    priscila

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  28. Atividade 2.3 construção de um hipertexto sobre o tema: O que é um hipertexto segundo você e outros autores.

    O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:

    Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.

    — Nelson, Literary

    Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


    Conclusão

    Creio que o hipertexto é apenas uma forma de reunir e facilitar o acesso de informações que são úteis ao esclarecimento de um determinado assunto. Concordo com o trecho acima, no qual os pesquisadores acreditam que a representação hipertextual não ocorra somente no meio virtual.

    Silvana

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  29. Atividade 2.3 :O que é hipertexto segundo você e outros autores
    Hipertexto: é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Nesta definição fica bem nítida a questão do hipertexto como um bloco agregador de informações em nível digital.

    O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais.
    http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
    Eu entendo por hipertexto ao conjunto de informações geradoras de mais informações que se interligam em algum ponto.

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  30. Atividade 1.5
    Fichamento

    Analise de experiência didática utilizando recursos tecnológicos, o qual envolva conteúdos curriculares.
    Atualmente o uso da tecnologia dentro do processo de aprendizagem tem se tornado constante. As tecnologias de informação e comunicação vieram para auxiliar o processo de aprendizagem.
    É possível utilizar a tecnologia como um meio complementar no desenvolvimento do currículo. Todavia é necessário que o educador esteja apto na utilização das tecnologias para complementar no conteúdo curricular.
    Dentro das novas tendências o educador se torna um mediador entre os métodos tecnológicos com os saberes necessários para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
    É preciso readaptar o método e reestruturar as informações para que sejam melhores adaptadas aos dias atuais e às rotinas de cada educando.

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  31. Atividade 2.2

    “Coisas Importantes e Significativas”

    O Hipertexto é um texto no formato digital que facilita o usuário ao acesso rápido e eficaz no desenvolvimento e realização de pesquisas. Atualmente o meio mais conhecido de hipertextos é World Wide Web (WWW), acesso rápido pela internet. A utilização da internet não é o único meio disponível de acesso ao hipertexto, contudo é o mais conhecido e utilizado.
    O hipertexto viabiliza o desenvolvimento de uma pesquisa, é possível dentro de um único texto de sermos lançados para outros tópicos disponibilizados através de alguns verbetes mascados como hipertexto.
    Esta disponibilidade no hipertexto traz no aprendizado um nova perspectiva de pesquisa, possibilitando um desenvolvimento mais amplo no que se diz respeito ensino aprendizado.
    Contamos ainda com as principais características do hipertexto:
    1. Intertextualidade;
    2. Velocidade;
    3. Precisão;
    4. Dinamismo;
    5. Interatividade;
    6. Acessibilidade;
    7. Estrutura em rede;
    8. Transitoriedade;
    9. Organização multilinear
    Hipertexto e Educação
    Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
    Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas

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  32. ATIVIDADE 2.3

    “O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCÊ E OUTROS AUTORES”

    Hipertexto, um texto em formato digital que pode ser compartilhado com outras pessoas
    para pesquisa, novas descobertas, estudo ou simplesmente pelo prazer de ler através de meios tecnológicos. Um dos hipertexto mais conhecidos atualmente é a internet, que traz diversas informação atualizadas e praticamente instantâneas. Mesmo que a nível mundial é possível ter através dos meios de comunicações ou tecnológicos noticias que ocorrem a todo instante com riquezas de fatos e fotos.

    Alguns significados de hipertexto:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v4n1/f_marcuschi.pdf
    http://usabilidoido.com.br/do_hipertexto_a_hipermidia.html

    O hipertexto é uma foram digitalizadas de reunir informações priorizando a acessibilidade de cada interlocutor. Possibilitando o acesso imediato a informações que de outras formas seriam dificultosas ou até mesmo inacessíveis.

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  33. Atividade 2.2 – Coisas Importantes e Significativas

    Hiper que quer dizer aumentado, em conjunto com texto, ao qual se forma a palavra hipertexto e dentro desse contexto temos a impressão de um único texto enorme. Significativamente hipertexto foi a nomeação dada a textos informatizados, aumentados em seu contexto por links que intermedeiam o texto base, dando-nos significações de palavras e/ou nos conduzindo a outros textos.
    No texto Leituras Sobre Hipertexto, Lévy, 1996, coloca “Se ler consiste em hierarquizar, selecionar, esquematizar, construir uma rede semântica e integrar idéias adquiridas a uma memória, então as técnicas digitais de hipertextualização e de navegação constituem de fato uma espécie de virtualização técnica ou de exteriorização dos processos e leitura”

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