quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atividade 1.2

Registre suas reflexões sobre:

- "A identidade do professor e a própria aprendizagem".

- "A necessidade de continuar aprendendo e sua postura diante das novas tecnologias".

16 comentários:

  1. Atividade 2 – Proinfo- Eliana
    Reflexão: Identidade do professor sobre a própria aprendizagem.
    Impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão intimamente ligadas. A formação teórica e prática do professor podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino.

    O professor não deve se abster de estudar, o prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, senão não irá conseguir passar esse gosto para seus alunos. Segundo Snyders (1990), "o professor que não aprende com prazer não ensinará com prazer".
    São grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes.


    Considerando que o professor não se constrói somente por acumulação de informações ou por meio de cursos e capacitações. Mas, principalmente, pelo aprendizado e exercício da profissão (prática). Ou seja, conhecimentos advindo de um processo de saberes e de experiências. (bagagem)
    Acredito que o professor que gosta da sua profissão consegue aprimorar o educando como pessoa humana levando a compreensão do mundo. Favorecendo assim a busca pela felicidade e a paz entre os homens. E isso só é possível através da união entre a teoria e prática no sentido de completar o EDUCADOR.

    Segundo Nóvoa (1992), na construção da identidade do docente, três processos são essenciais: o desenvolvimento pessoal, que se refere aos processos de produção da vida do professor; o desenvolvimento profissional, que se refere aos aspectos da profissionalização docente; e o desenvolvimento institucional, que se refere aos investimentos da instituição para a consecução de seus objetivos educacionais. Os processos de profissionalização continuada bem-sucedidos assentam nesse tríplice investimento.



    Lúcia Helena Saqueto- 26 de agosto de 2009

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  2. "Professor e a necessidade de continuar aprendendo e sua postura diante das novas tecnologias".
    Atualmente o professor conta com a lousa e o giz enquanto o mundo oferece aos alunos janelas com diversas tecnologias absurdamente interessantes. A concorrência é impossível de ser vencida. A conclusão é que somente interagindo com essas tecnologias conseguiremos resgatar o interesse e trabalhar as diversidades.
    Lúcia Helena Saqueto

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  3. Reflexão sobre a identidade do professor e a própria aprendizagem
    Considero importante a reflexão sobre a identidade do professor hoje, pois a tempos atrás o professor era visto na sociedade com muito mais prestígio e dignidade como afirma o escritor Nóvoa. Hoje o professor está sobrecarregado com os encargos da sociedade para dar aos alunos além da educação formal, a primeira educação, pois as famílias estão deixando a cargo da escola pois os pais não estão dando conta das regras e disciplina familiar. Antigamente o professor se formava e pronto. Não precisava de formação continuada visto que os avanços tecnológicos eram lentos e não precisavam de cursos e capacitações até chegar a aposentadoria, muitas vezes seguiam como base para as aulas os mesmos caderninhos, ano a ano.
    Hoje com os alunos tendo acesso a tanta tecnologia os professores tem que se empenhar na formação continuada, reciclagem e atualização para cada vez mais compreender e refletir a compreensão dos conhecimentos e assim colaborar com estratégias para o melhor desempenho dos alunos. Além disso, os alunos cada vez mais precisam ser motivados , pois a sociedade apresenta muitos atrativos, que muitas vezes não há na escola.
    Concordo com Salgado que diz que o olhar dos formadores devem se dirigir ao desenvolvimento dos profissionais da educação formando-os para serem: especialistas no que ensinam, pensadores e cidadãos.
    Aos profissionais da educação devemos lembrar que devem aprender para ensinar : sempre. A melhor aprendizagem é a que vem da prática .
    O profissional que faz seu trabalho com prazer, transmite aos alunos e gera entusiasmo para aprender.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  4. Reflexão: Necessidade do professor de continuar aprendendo e sua postura diante as novas tecnologias.

    O professor mais que nunca, deve procurar auxilio nos instrumentos que estão sendo colocados à sua disposição ( informática é uma delas)e que proporcionam prazer aos alunos diante deles, pois aluno motivado, aprendizagem na certa . Para isso o profissional de educação deve empenhar-se em atualizar, conhecer e utilizar a tecnologia, que evoluem a cada dia.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  5. Atividade 1.2
    “Reflexão sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem”
    A reflexão do professor sobre sua prática pedagógica é muito importante, porque acredito ser o momento em que ele avalia o seu trabalho e o aprendizado dos seus alunos.
    O professor que inova suas aulas faz uso de diversos recursos com certeza terá sucesso no processo de ensino aprendizagem.
    Cada professor que se propõe a fazer mudanças na sua maneira de ensinar contribuindo efetivamente na construção do conhecimento dos seus alunos deverá fazê-la com muita responsabilidade, preparando-se e estudando, de forma que seus saberes promova a melhoria na sua prática pedagógica e melhor desempenho dos alunos.
    Foi num destes momentos de reflexão que resolvi participar desta turma de formação de Tecnologia na Educação, porque a informática com certeza é um dos instrumentos de aprendizagem que nos coloca diante do mundo.




    Maria Helena C Damante

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  6. Atividade 1.2
    “Refletir sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias”.
    Nós professores devemos ter a consciência que não podemos estar alienados a tudo que está acontecendo a nossa volta em relação a educação, devemos estar motivados a procurar novos caminhos de chegar aos nossos alunos, oferecendo aulas interessantes, motivadoras e desafiadoras que gere conflitos e busca de soluções para seus problemas na aprendizagem.
    A informática hoje faz parte do mundo globalizado que nos permite estar conectados com todos continentes, é informação todo o tempo sobre qualquer assunto, isto torna o computador com internet um instrumento muito importante de pesquisas e realizações de inúmeras tarefas de acordo com os programas instalados.
    Para estar mais capacitada, resolvi freqüentar o curso Proinfo e ficar mais atualizada e me sentir mais segura na hora de usar a sala de informática que minha escola oferece.
    Estou bastante empenhada em acrescentar novos conhecimentos durante as aulas.
    Garantindo assim uma melhor qualidade no ensino dos meus alunos.
    A tecnologia se faz presente em nossas vidas, portanto não podemos ignorá-la, devemos dominá-las com sucesso.



    Maria Helena C. Damante

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  7. Atividade 1.2 Reflita sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.
    Atualmente professores têm que lidar não só com alguns saberes, mas também com a tecnologia e com a complexidade social. A sociedade tem dificuldade e falta de clareza sobre os objetivos que se quer, consequentemente incertezas em saber o que ela quer da escola. Essa incerteza transforma o professor em uma pessoa amargurada, que vive uma situação difícil e complicada do seu trabalho, muito diferente das do passado.
    O professor não é um mero transmissor de conhecimento é um organizador de aprendizagens dos novos meios informáticos. Sendo assim, não basta que o professor detenha o conhecimento somente para saber transmitir, é necessário compreender como se relaciona os diferentes conhecimentos.
    O professor se transforma em indagador através: da análise sistemática das suas práticas, quando assume a sua própria realidade escolar, por fim a sua reflexão. E para tanto é preciso um ambiente comunitário que lhe permita calma e tranqüilidade para que seu trabalho se torne de qualidade. Mas, infelizmente o que se encontra são professores com um excesso de missões porque sobem as exigências sobre a escola. É essencial que o professor possa ter condições de dignidade profissional e de reflexão sobre sua experiência.
    Portanto, se somos que pensamos, com idéias que representam desenvolvimento sobre nós mesmos. Podemos ser um especialista, que domina instrumentalmente o próprio trabalho e sabe fazer uso dele em favor próprio.

    Refletir sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias.
    Houve avanço relativo sobre as práticas, a criação, a consolidação de dispositivos novos e consistentes da formação de professores diante das novas tecnologias.
    Nossa identidade corresponde, que somos cidadão pensador capaz de repensar criticamente sua prática, ao mesmo tempo ser participante de uma sociedade e de uma comunidade com representações sociais sobre seu campo que atua.
    Como professor, temos que ter a formação continuada, para ser um mediador completo, juntamente com uma reflexão mais aprofundada desse processo complexo da sociedade marcada pela desigualdade social.
    Concordo que no currículo atual, para a formação de professores, deve conter oportunidades de enriquecimento, fruição e ampliação cultural. Para isso é preciso a compreender a epistemologia da prática. Ou seja, ter o conhecimento sistemático consolidado nas aprendizagens diárias propicionando a segurança e a serenidade com os alunos.
    Apesar da sociedade oprimir cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender, podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender se estende ao longo de toda a vida, ou seja na história pessoal e social com aprendizagens informais. A sociedade do conhecimento exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que aprendam com a nova cultura da aprendizagem, conceber e gerir o conhecimento, cognitivamente ou social.
    Investir no conhecimento e na aprendizagem, para pode formar os futuros cidadãos aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem voltadas para as competências interpessoais, afetivas e sociais. A educação só faz sentido se for para mudar o mundo, para isso é preciso mais estímulo à criatividade para todos os aprendizes, sejam alunos ou professores.



    Aurea Soave

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  8. Atividade 1.2 – Refletir sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.

    A profissão de professor emerge em dado contexto e momento histórico, como resposta a necessidades apresentadas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade. O professor está nesta dinâmica histórica e é nesta complexidade que a identidade do professor se constrói.
    Diante de tantas mudanças tecnológicas e conseqüentemente com o surgimento de uma nova sociedade, houve a necessidade de um novo perfil do professor. A tarefa do educador é promissora, árdua e desafiante. A ele cabe a função insubstituível de desenvolver o indivíduo como pessoa, cidadão e profissional competente. Formar, adaptar, transformar, construir e evoluir são alguns dos verbos que definem o papel de atuação multiplicadora na vida das pessoas e da sociedade. Antes tínhamos um professor com a função apenas de informar, hoje temos um professor preocupado em acompanhar as mudanças, que busca se aperfeiçoar através de cursos de formação, que valoriza a interação e a troca de informação.
    Nos dias atuais, ser professor é ao menos tentar sentir-se motivado dia após dia para prosseguir na certeza de poder estar fazendo o melhor possível dentro das possibilidades educativas que parte do nosso cotidiano escolar.
    Faz-se necessário observar a nossa responsabilidade no desenvolvimento do educando, na sua formação e preparo do seu desempenho para atuar num mundo que por vezes se apresenta contraditório, nos mais diferentes aspectos seja social, econômico ou político.
    É preciso repensar nossa prática, pois é através da reflexão e do constante aprimoramento que poderemos melhorar cada vez mais. As tecnologias atuais são vitais para o desenvolvimento do ser humano e auxiliam muito no dia-a-dia da “carreira”, mas é fundamental que o educador esteja preparado e disposto a proporcionar as duas vertentes desse processo de mudanças, para que os educandos possam ser agentes de sua história e país.
    Sandra Cruz

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  9. ATIVIDADE 1.2 - A – PROINFO – ELIANA
    REFLEXÃO: IDENTIDADE DO PROFESSOR SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

    Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com CONSCIÊNCIA e SENSIBILIDADE. Essa consciência e sensibilidade vem sendo construídas através de valores, atuação no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.
    Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de seus alunos. Sua intervenção pedagógica deve contribuir para que o aluno, frente às motivações do contexto educacional, desenvolva sua capacidade de realizar aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.
    A cada dia nos propomos as diferentes experiências, novos desafios e obtemos os mais diversos resultados, alcançando os objetivos aos quais nos propomos ou parte deles. Cabe a cada um de nós, educadores, repensarmos constantemente nosso fazer pedagógico para que o processo ensino-aprendizagem torna-se cada vez mais significativo e a escola possa se transformar num lugar mais “real”, mais acessível, podendo ser diferente, divertida, não sendo o lugar das informações prontas, das verdades absolutas. Um lugar em que troca de informações e a construção de saberes sejam atividades constantes num mundo digital.
    Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem, percebe-se que a aprendizagem está se tornando uma atividade contínua ao longo da vida e o professor, não diferente das outras pessoas, sente a necessidade de estar aprimorando-se constantemente como forma de se manter atualizado e de vencer novos desafios.
    A formação inicial do professor, por mais indispensável que seja e por melhor qualidade que tenha, é intrinsecamente inacabada. Assim, o professor tem de buscar atualizar-se constantemente e ser, sobretudo um mediador no processo ensino-aprendizagem.

    Luzia 31/08/2009

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  10. ATIVIDADE 1.2 – B– PROINFO – ELIANA
    REFLEXÃO: A NECESSIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO E SOBRE A POSTURA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS



    A formação de qualquer individuo, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não pode ser mais pensada como algo que acontece somente no âmbito da escola.
    Deve-se entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida. A aprendizagem como construção de conhecimentos acontece na infância e na terceira idade. Esta aprendizagem servem para mostrar as instituições educacionais como devem alterar seus métodos e abordagens pedagógicas tornando a educação mais prazerosa e efetiva.
    Considerando a sociedade do conhecimento, em que novas demandas e competências ao educador são exigidas, novas habilidades e formas de realizar o trabalho pedagógico são necessárias. É importante que nós professores, repensemos a cada dia nossa prática pedagógica, revendo aquilo que sabemos e aquilo que chegam às nossas escolas e fazem parte da vida das pessoas. As novas tecnologias tem um grande potencial para trazer grandes mudanças à educação. Devemos fazer dessa tecnologia princípios para a construção de ambientes de aprendizagem utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção e não só como mídia de transmissão de informação.

    Luzia 31/08/2009

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  11. Refletir sobre a identidade do professor e sobre sua própria aprendizagem.

    A docência é um exercício contínuo de aprendizagem onde se torna necessário voltar o olhar para a capacitação profissional.
    A identidade do professor sempre se enquadrou arte de fazer aprender o conhecimento, atualmente com as tecnologias da informação, parte do mundo globalizado, a velocidade da informação que pode gerar conhecimento, não deve ser deixado de lado pelo educador.
    Para qualificar seu aluno o professor precisa dar atenção a sua própria aprendizagem, avaliar seu conhecimento constantemente na sala de aula e buscar competências for dela para aprimorar seu trabalho e conseqüentemente dar condições de um processo de aprendizagem satisfatório.
    Por conclusão cabe ao docente buscar lapidar seus saberes para ter sucesso na formação de seus alunos fazendo com que estes se tornem capazes de exercer sua cidadania.



    Refletir sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre a postura de novas tecnologias.

    A necessidade de dar prosseguimento a arte de aprender deve ser o objetivo de qualquer profissional de qualquer área da sociedade, pois somente dessa maneira adquire qualidade para atividades a serem realizadas.
    As novas tecnologias são ferramentas no momento em que gera oportunidades, citando como exemplo: a falta de tempo para realizar cursos presenciais, então cursos com auxilio dos computadores, torna-se viável adquirir novos conhecimentos.
    Essas tecnologias devem também serem introduzidas dentro das salas de aula, criando motivações e instigando os educandos a aprender de maneira prazerosa e eficiente.
    A busca de saberes com o auxílio tecnológico é uma meta dentro de uma sociedade preocupada com a educação nos dias atuais e também preparando-se para o futuro.
    prisbrondi@gmail.com

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  12. Atividade 1.2

    Reflexão sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.

    Atualmente ser professor não é tão somente percorrer os caminhos da universidade e/ou faculdade e ao final do curso pretendido ter em mãos o tão almejado “diploma de curso superior”. Ser professor é estar em constante formação e busca do conhecimento. Transcorrer o primeiro, segundo, terceiro e quarto anos do curso superior, às vezes não nos dão o conhecimento e tão pouco a compreensão necessários para ser um profissional atual e atuante na profissão de saber ensinar e transmitir o conhecimento.
    Como coloca Salgado (2008), há uma crise de noção clássica de profissão, acredito que o próprio profissional professor ainda não está completamente conscientizado de que ser professor é ser um profissional da educação, um profissional que ensina, educa, transmite o conhecimento. Essa conscientização depende da maneira que cada profissional da educação aceita o magistério como uma profissão que tem tanto valor quanto qualquer outra que tenha um título muito mais garboso do que a de professor.
    Acreditamos erroneamente que todo médico é um doutor. Conheço muitos que simplesmente transcorreu o caminho da universidade, fizeram o curso superior com alguma especialização e pararam por ali, se quer se atualizam ou mesmo almejaram um doutorado, e mesmo assim são doutores, bons doutores até. Todavia mesmo sem se especializarem em algum doutorado, sentem-se como doutores pela grandeza da profissão. Do outro lado estamos nós, profissionais da educação que muitas vezes não sentimo-nos como profissionais autênticos, capazes e atuantes, pelo simples fato de o título de professor não “ser” ou não “ter aparência” de grandiosidade.
    A identidade do professor, assim como a do médico esta em como aceitamos ou nos identificamos com a profissão que temos. Fazer uma faculdade de Pedagogia, História, Artes, Geografia, Português ou Matemática, não deve ser feita apenas por acharmos serem as mais simples, as mais viáveis e que de nós não despenderá tanto esforços. Ao contrário, desde o início da faculdade deveríamos nos conscientizar que a profissão de ser professor é tão valiosa quanto à de um médico ou advogado. Deveríamos sim, nos empenharmos muito mais cada passo que damos em cada conhecimento que buscamos.


    Ednilsa Gabriel de Sousa

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  13. Reflexão sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias.

    Nos tempos atuais a necessidade de um aprendizado continuo se faz presente a cada passo que damos. No espaço escolar nos deparamos com o “giz e lousa”, tradicionais ícones do aprendizado e com alunos que muitas vezes conhecem mais tecnologia que nós mesmos.
    A maioria dos professores está cansada e sem perspectivas de uma evolução no aprendizado. Alunos que aparentemente sabem tudo e não querem aprender nada (sabem o que vêem como se fossem experts), todavia é preciso ter uma nova visão diante de um mundo que evolui aceleradamente e do ensino que parece estagnado. Por vezes temos a impressão que o melhor ensino seria aquele tradicional, em que nós aprendemos a ler, escrever e compreender, e nos esquecemos que os dias de atuais requer uma funcionalidade do profissional, uma abertura que faz transformar, que força-nos a novos conhecimentos e entendimentos do que temos e sabemos.
    O que temos hoje “giz e lousa” parece-nos o mais seguro, mas devemo-nos abrir a novos horizontes para amanhã podermos utilizar a tecnologia que aos poucos vem adentrando no ambiente escolar. O novo muitas vezes assusta-nos, mas é preciso acompanhar, aprender e compreender o que certamente iremos utilizar nesses novos tempos.

    Ednilsa Gabriel de Sousa

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  14. PROINFO
    SILVANA APRECIDA PUGA
    TURMA 3

    Os textos oferecidos para reflexão acerca da aprendizagem contínua e formação dos docentes tanto no âmbito pedagógico, como sócio-cultural apresentam situações variadas as quais possibilitam ao professor observar e compreender de uma maneira mais fácil como trabalhar as idéias e conhecimentos que vão surgindo a todo momento.
    É necessário que o professor também se interesse por explorar os vários aspectos educacionais e como estes evoluem com o passar dos anos.
    A formação de professores não pode ser apenas inicial, embora os primeiros anos sejam de suma importância, esta formação não é suficiente para o exercício de um bom profissional. O professor deve procurar se atualizar sempre que possível através de cursos, boa literatura, troca de experiências com os demais, além disso, é extremamente importante que ele se organize e procure compreender os novos conhecimentos e avanços tecnológicos que se fazem presente no dia a dia de todos nós. Quem detém e compreende um determinado conhecimento ainda que novo, pode "reelaborar" o saber, tornar dinâmico o aprendizado de seus alunos e ao mesmo tempo ter benefícios com isso, ou seja, o professor que se identifica com a profissão ensina e aprende com ela.

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  15. ATIVIDADE 1.2: Identidade do professor sobre sua própria aprendizagem

    É muito importante refletir sobre a identidade do professor e sua própria prática pedagógica, pois é um momento que avaliamos a aprendizagem dos alunos e o nosso próprio trabalho.
    Antigamente, a evolução tecnológica, era lenta, vagarosa, então o professor se formava e pronto, raramente realizava algum curso, formação continuada, e com isso, muitos professores de um ano para o outro, já tinham tudo pronto para ensinar.
    Hoje em dia, muita coisa mudou, com a grande evolução tecnológica, se o professor não se reciclar, ficar tento as atualizações, inovarem suas atividades com os alunos, muitas vezes não conseguirão atingir seu objetivo e não ocorrerá ensino-aprendizagem.
    Os alunos, hoje em dia, têm muitos atrativos em casa, o que muitas das vezes, onde estudam não existem estes atrativos, portanto, o professor deve se atualizar sempre, fazer seu trabalho com prazer, repensar sempre no nosso trabalho pedagógico, para que o processo ensino-aprendizagem, seja cada vez mais significativo, onde ocorra troca de informações e a construção dos seus conhecimentos.

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  16. ATIVIDADE 1.2: REFLEXÃO: Necessidade do professor de continuar aprendendo e sua postura diante de novas tecnologias.

    O professor precisa continuar aprendendo, se atualizando, pois existe a necessidade de se aprimorar e se manter atualizado e portanto vencer desafios, conseguir realizar uma prática onde ocorra ensino-aprendizagem significativa.
    Por isso que, como eu, outros professores estão fazendo este curso de informática, para aprofundarmos mais sobre o assunto e também utilizarmos no nosso dia-a-dia em sala de aula

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