segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 2.6

Atividade planejada em equipe com hipertexto ou Internet

5 comentários:

  1. Atividade 2.6 Lúcia Saqueto

    1.- Tema: O Encanto da literatura

    2.- Atividade de Leitura e reescrita.


    Primeiro dia

    • Levar os alunos para uma visitar na biblioteca da própria escola e eleger então um livro (história) a ser trabalhado (votação);

    • Na roda (sala de aula) - a professora realiza a leitura e o levantamento dos conhecimentos prévios;

    • Dramatização da história realizada livremente pelos alunos;

    • Atividade: reescrita ( individual);



    Segundo dia

    • Retomar a história e realizar a correção coletiva ( utilizar texto de um aluno – nível médio – foco: coesão, coerência e estruturação textual) ;

    • Propor a montagem de grupos para ilustrar a história em cartazes;


    Terceiro dia

    • Expor os cartazes ilustrados para realizar em grupos a produção de texto
    ( determinar o papel de cada um no grupo);

    Quarto dia

    • A professora devolve as produções com observações para realizar a correção (feito pelo grupo);

    • Inicia a construção de um roteiro para apresentação da história para outras classes;

    Quinto dia

    • Com o roteiro pronto estrutura os ensaios para apresentação;

    Sexto dia

    • Apresentação para as salas de aulas dos 1º e 2º anos;


    Justificativa

    Minha atividade atual é de coordenação pedagógica onde tenho o prazer de ser testemunha dos inúmeros projetos realizados pelos profissionais da nossa escola. E acompanhar alguns como o realizado no 3º Ano da Professora Ana Lúcia.

    O qual se encontra registrado no meu blog: http://saquetomidias.blogspot.com/

    Disponibilizo apresentação dos alunos em duas partes (filmagem) e também o seguinte texto:

    João e o pé de feijão (é um conto de fadas de origem inglesa).

    A história conta que um menino chamado João vai ao mercado a mando de sua mãe com o objetivo de vender uma vaca. Quando João chega ao mercado, um estranho lhe propõe cinco "feijões mágicos” em troca da vaca. João aceita a barganha e retorna para casa com os feijões no bolso. A mãe fica furiosa por ele não ter seguido suas instruções de vender a vaca e joga os feijões pela janela. Enquanto João dorme, os feijões germinam e dão origem a gigantes pés de feijão. João ao acordar, escala o pé de feijão e chega a uma terra acima das nuvens. Este lugar é habitado por um gigante que se alimenta de seres humanos.
    João é protegido pela esposa do gigante e consegue fugir dali depois de roubar uma sacola de moedas de ouro. João retorna no dia seguinte e rouba a galinha dos ovos de ouro do gigante e mais uma vez consegue escapar ileso. No terceiro dia, João volta à terra do gigante para roubar uma harpa de ouro. Dessa vez, o gigante persegue João, mas João consegue descer o pé de feijão mais rapidamente o corta com um machado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/João_e_o_Pé_de_Feijão


    Lúcia Helena Saqueto

    ResponderExcluir
  2. Atividade 2.6 Atividade planejada em equipe com hipertexto ou Internet

    Tema: As maravilhas da cidade de Batatais.

    1- Reconhecer as belas existentes na nossa cidade.

    1ª etapa :
    - Os alunos visitarão no laboratório de informática, o site da cidade (www.batatais.sp.gov.br);

    - Levantamento do conhecimento geral de todos as atrações turísticas;

    - Desenvolver itinerário de cada um dos pontos turísticos;

    2ª etapa
    - No site, novamente, buscar no mapa do site os itens (conhecer um hipertexto);
    -Reconhecer nas imagens aéreas, os locais das atrações turísticas;
    - Organizar grupos para descrever, em papel, os pontos turísticos;

    3ª etapa
    - Digitar as descrições, utilizando hipertexto;

    4ª etapa
    - Organização de roteiro para que todos os alunos conheçam as descrições de todos;

    5ª etapa

    -Retomada conhecimento geral de todos os pontos turísticos.

    Justificativa

    Alunos da 4º ano devem conhecer, valorizar e reconhecer as atividades turísticas da sua cidade, para preservação e admiração de cada ponto turístico.

    Aurea Soave

    ResponderExcluir
  3. Atividade 2.6
    Equipe Maria Helena- Heloisa- Sandra


    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Com estas aulas os alunos aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!
    Duração das atividades
    Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
    Estratégias e recursos da aula
    As estratégias utilizadas serão:
    - Aula interativa;
    - Uso do Laboratório de Informática ou da Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido pela televisão.
    Recurso:
    Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8832

    O Recurso (Fig.2) é um episódio da série Viagens de Leitura, da TV Escola em que mostra o processo de construção física do livro e como ocorre a união entre a escrita e a imagem nas páginas dos livros. Este ressalta a importância da ilustração para o desenvolvimento da criatividade nas crianças, bem como o aprendizado da Língua Portuguesa. Além disso, o vídeo favorece a possibilidade dos alunos esclarecem dúvidas e curiosidades ao conversarem diretamente com escritores e ilustradores de livros infantis sobre o processo de criação das histórias destes. O vídeo tem a duração aproximada de treze (13) minutos.
    Atividade 1

    Após conhecerem o processo de criação de um livro, desde sua concepção até sua ilustração, os alunos deverão, neste momento, dividir-se em duplas para que cada dupla elabore um livro!

    É importante que o professor auxilie os alunos no momento de formação das duplas, para que estas sejam de certa forma, heterogêneas, ou seja, que em uma dupla haja um aluno que tenha mais facilidade para escrever e outro mais facilidade para desenhar! No entanto, é importante que o trabalho (elaboração de um livro) seja feito em parceria (Fig. 3), que ambos tenham participação na criação da história e também na confecção das ilustrações.

    Ressaltamos que o professor deve incentivar a cooperação entre os membros do grupo, para que possam criar uma história e suas ilustrações em comum acordo, sempre que um respeite a idéia do outro!

    Para isso, o professor deverá disponibilizar aos alunos papéis de sulfite (ou outro) para que façam seus livros. O professor deverá orientar os alunos a fazerem uma capa, colocar nela o nome dos autores e ilustradores.

    Desta forma nestas aulas, além da criatividade e do trabalho com as Artes (ilustrações), a Língua Portuguesa e sua escrita também serão trabalhadas!
    Avaliação
    Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas; desde os momentos de discussão inicial

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADE 2.6 – Atividade planejada em equipe com hipertexto ou Internet

    Equipe: Priscila, Ana Carolina e Luzia

    TEMA:Conhecendo Ziraldo pela Internet

    Objetivos:
    • Despertar o prazer pela leitura.
    • Conhecer a biografia do escritor.
    • Pesquisar sobre algumas obras do autor.
    • Utilizar a Internet como fonte de pesquisa.
    • Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.

    Justificativa:
    Levar o aluno a conhecer a vida e obra do escritor brasileiro, utilizando hipertexto acessando a Internet.

    Desenvolvimento:
    O trabalho será realizado em duplas, que deverão acessar e navegar nos sites indicados. ( www.ziraldo.com , www.ziraldo.com.br ) .
    Deixar por algum tempo os alunos navegar livremente.
    A pesquisa sobre o autor será dividida em: biografia, obras, cartuns, cartazes e logomarcas, onde cada dupla pesquisará uma parte fazendo anotações.
    Após a pesquisa os alunos deverão acessar a página do Livro Menino Maluquinho on-line e ler.Observando as diferenças da apresentação do livro com a do Internet.
    No espaço Papo furado deixar um recado para o autor.
    Em sala de aula a professora deverá confeccionar um texto coletivo com as informações coletadas pelos alunos na pesquisa on-line.
    Indagar dos alunos como foi à experiência de uma nova fonte de pesquisa.
    Os hipertextos ajudaram a compreender melhor o texto?

    Recursos:
    Livros
    Internet
    História em quadrinhos

    Avaliação:

    A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos nas produções textuais.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 2.6 – atividade planejada em equipe com hipertexto ou internet

    Atividade reescrita e ilustração de um livro - duração uma semana

    1º dia
    Primeiramente os alunos escolheram a história entre as apresentadas pela professora “A bela adormecida”, depois que a história foi lida foram apresentadas algumas perguntas para debate no dia seguinte.

    2º dia
    Foi realizada uma roda de conversa para discutir as questões feitas anteriormente. Os alunos deram suas opiniões, criticaram, elogiaram discordaram de algumas colocações, apoiaram outras. Algumas questões eram propositalmente subjetivas, foram as que geraram mais polêmica.

    3º dia
    Os alunos fizeram a reescrita da história, deixando espaço para ilustrá-la no dia seguinte, esta atividade foi desenvolvida em duplas.

    4º dia
    Antes de realizar a ilustração do livro, foi pedido para que os alunos lessem o que haviam escrito no dia anterior, observando erros ou algo que devessem acrescentar. Foram alertados também para o devido cuidado de ilustrar cada página de acordo com o que estava relatado.

    5º dia
    Após a conclusão dos livros os mesmos foram trocados entre alunos para leitura e apreciação da ilustração, foram também apresentados a outras séries.


    Justificativa
    Levar o aluno a conhecer e valorizar a produção artística de um livro, cada passo, desde sua idealização até a conclusão do mesmo.


    Silvana

    ResponderExcluir