domingo, 15 de novembro de 2009

Atividade 2.8

Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

8 comentários:

  1. Atividade elaborada na atividade 2.6 e aplicada na atividade 2.7- merece os seguintes comentários:


    2.8 - Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.


    1- Desenvolvimento:

    Ocorreu conforme planejado nas etapas. superando as expectativas uma vez que contamos com o interesse dos alunos na realização.

    2- Como sou coordenadora pedagogica realizei dupla como a Professora Ana Lúcia do 3º ano (tarde)

    Execução - Etapas:

    Primeiro Dia
    - Levar os alunos para visita na biblioteca da própria escola;
    -Na roda (sala de aula)- a professora realiza a leitura e o levantamento dos conhecimentos prévios;
    -Dramatização da história realizada livremente pelos alunos;
    -Atividade de reescrita;

    Segunda dia
    -Retomar a história e realizar a correção coletiva (utilizar texto de um aluno nível médio- foco: coesão, coerência e estruturação textual);
    -Propor a montagem de grupos para ilustrar a história em cartazes;

    Terceiro dia
    -Expor os cartazes ilustrados para realizar em grupos a produção de texto (determinar o papel de cada um no grupo)

    Quarto dia
    - A professora desenvolve as produções com observação para realizar a correção (feita em grupo)
    -Iniciar a construção de um roteiro para apresentação da história para outras classes;

    Quinto dia
    -Com o roteiro pronto estruturar os ensaios para apresentação;

    Sexto dia
    -Apresentação para as salas de aulas dos 1º e 2º anos;



    Avaliação
    Participação e interesse do aluno no desenvolvimento das etapas.

    ResponderExcluir
  2. Atividade – 2.8
    Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Desenvolvimento:
    Após conhecerem o processo de criação de um livro, desde sua concepção até sua ilustração, os alunos deverão, neste momento, dividir-se em duplas para que cada dupla elabore um livro!

    Execução:
    É importante que o trabalho (elaboração de um livro) seja feito em parceria, que ambos tenham participação na criação da história e também na confecção das ilustrações, onde um respeite a idéia do outro!
    O professor deverá disponibilizar aos alunos papéis de sulfite (ou outro) para que façam seus livros e orientar os alunos a fazerem uma capa, colocar nela o nome dos autores e ilustradores. Desta forma, além da criatividade e do trabalho com as Artes, a Língua Portuguesa e sua escrita também serão trabalhadas!

    Avaliação:
    Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas; desde os momentos de discussão inicial.

    Obs.: O trabalho planejado por nós foi retirado do Portal do Professor, mas não apliquei em sala de aula, porém acredito ser um trabalho interessante para ser aplicado, pois o nele o aluno tem informação, lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, que por meio das histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que acaba tornando-se predominantes em qualquer faixa de idade. Como resultado os alunos aperfeiçoam na escrita, na leitura, na interpretação, na ortografia e postura perante incentivos à leitura vista como fonte de prazer e entretenimento.

    Sandra Cruz

    ResponderExcluir
  3. Atividade – 2.8
    Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Conhecendo Ziraldo pela Internet

    O trabalho planejado pelo grupo foi retirado do Portal do Professor, devido à falta de uma sala de informática com acesso a internet, meus alunos trabalharam da seguinte maneira a atividade elaborada:
    1º passo – Pesquisei o site, salvei todo o site.
    2º passo – Coloquei o site no notebook e levei para a sala de aula. Lá fui explorando o site com os alunos, depois acessamos a página do Livro o Menino Maluquinho on-line e lemos à história. Os alunos ficaram deslumbrados com esse tipo de leitura, após este trabalho imprimimos a história, cada um pintou uma página e montamos um livro, cada criança contava à história da página que havia pintado. Fizemos um jogo de futebol contra outra sala. Descobri o quanto é prazeroso trabalhar a leitura com essas novas tecnologias, pois os alunos apresentam um grande interesse.
    Luzia: 29/11/2009

    ResponderExcluir
  4. Atividade 2.8

    Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Na primeira etapa, houve a maior dificuldade para o bom desenvolvimento do trabalho planejado, porque os computadores estavam funcionando parcialmente, sendo preciso colocar quatro alunos em cada computador.
    Comprometendo o trabalho de modo geral, ficou mais tumultuado o que acabou não sendo tão proveitoso como deveria ser, tanto para os alunos como para mim.


    Aurea Soave

    ResponderExcluir
  5. Atividade – 2.8
    Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Desenvolvimento:
    Após conhecerem o processo de criação de um livro, desde sua concepção até sua ilustração, os alunos deverão, neste momento, dividir-se em duplas para que cada dupla elabore um livro!

    Execução:
    É importante que o trabalho (elaboração de um livro) seja feito em parceria, que ambos tenham participação na criação da história e também na confecção das ilustrações, onde um respeite a idéia do outro!
    O professor deverá disponibilizar aos alunos papéis de sulfite (ou outro) para que façam seus livros e orientar os alunos a fazerem uma capa, colocar nela o nome dos autores e ilustradores. Desta forma, além da criatividade e do trabalho com as Artes, a Língua Portuguesa e sua escrita também serão trabalhadas!

    Avaliação:
    Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas; desde os momentos de discussão inicial.

    Obs. Este ano estou atuando em Sala de Recurso portanto não apliquei esta atividade.
    Mas já tive a oportunideade de em outros anos confeccionar um livro com os alunos e pude observar que há grande envolvimento dos alunos, criatividade e prazer na criação do livro.
    A sugestão dos alunos criar em parceria achei importante para a troca de idéias, divisão de tarefas, respeito de opniões e descoberta de habilidades pois o trabalho envolve imaginação, escrita e arte.

    Maria Heiena

    ResponderExcluir
  6. 2.8- Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Atualmente não estou em atuação em sala de aula, mas em muitas ocasiões já apliquei esta aula, sempre inovando.
    As crianças adoram produzir seus livros e o fato de trabalhar em parcerias, desenvolve nos alunos atitudes de respeito e ajuda mútua.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

    ResponderExcluir
  7. Atividade 2.8 – Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Desenvolvimento e execução
    Para desenvolver esta atividade primeiramente foi explicada aos alunos cada etapa que iríamos realizar, a iniciar pela escolha do livro entre os que foram apresentados. Após a leitura foram realizadas: questões, roda de conversa e reescrita do mesmo. Dando seqüência ao trabalho fez-se a ilustração dos livros os quais foram trocados entre os alunos para leitura e também dispostos para alunos de outras séries.

    Avaliação
    Ocorreu em todos os momentos desde o início da atividade até a sua conclusão e apreciação.

    Obs.:Foi uma atividade muito produtiva e que envolveu a classe, demonstraram-se interessados e ansiosos em concluí-la, puderam conhecer melhor a produção de um livro e ficaram muito contentes com o resultado obtido.

    Silvana

    ResponderExcluir
  8. Atividade – 2.8
    Breve registro sobre o desenvolvimento, execução e avaliação do trabalho planejado em grupo.

    Conhecendo Ziraldo pela Internet Esta atividade foi aplicada por mim e pela Luzia na mesma escola.

    O trabalho planejado pelo grupo foi retirado do Portal do Professor, devido à falta de uma sala de informática com acesso a internet, meus alunos trabalharam da seguinte maneira a atividade elaborada:
    1º passo – Pesquisei o site, salvei todo o site.
    2º passo – Coloquei o site no notebook e levei para a sala de aula. Lá fui explorando o site com os alunos, depois acessamos a página do Livro o Menino Maluquinho on-line e lemos à história. Os alunos ficaram deslumbrados com esse tipo de leitura, após este trabalho imprimimos a história, cada um pintou uma página e montamos um livro, cada criança contava à história da página que havia pintado. Fizemos um jogo de futebol contra outra sala. Descobri o quanto é prazeroso trabalhar a leitura com essas novas tecnologias, pois os alunos apresentam um grande interesse e também houve uma grande interação das duas salas de aulas as duas turmas adoraram realizar o trabalho.

    ResponderExcluir