segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade 1.1

"QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?"

10 comentários:

  1. Turma III – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

    Ednilsa Gabriel de Sousa

    Unidade I

    Atividade 1




    “Quem sou eu como professor e aprendiz?”

    Transmitir o conhecimento nos tempos atuais, requer de nos educadores um constante buscar do saber e do conhecimento. Atualizar-se na área da informatização passou a ser hoje um dos principais pontos a serem seguidos por nós educadores. Desde que ingressei na faculdade, tenho constantemente, buscado meio pelos quais eu desenvolva habilidades e conhecimentos os quais me forneçam subsídios para complementação de minha formação.
    Acredito que um bom professor é consequentemente um bom aprendiz. O professor deve estar em constante aprendizado. A tecnologia da informação avança a passos largos, enquanto que muitos de nós professores ainda estamos aprendendo a ligar um computador. Acompanhar esta tecnologia, e atualizar-se em seu currículo, depende muito da disponibilidade em que o professor se encontra. É preciso organizar-se e obter o tempo necessário para realizar suas atividades e tarefas a contento. E por que não conciliar as duas coisas? Por um lado a tecnologia da informação traz um montante de informações que apenas poluem nosso visual e audição, por outro ao sabermos bem utiliza-la temos a informação necessária e nossos olhos, sem que seja necessário sair de casa para obtermos essa informação.
    Como professor, busco atualizar-me constantemente. Às vezes torna-se difícil conciliar o que se deve ensinar, o que esta no currículo, no planejamento, com aquilo a que se pretende aprender. Acredito que esta busca pelo novo, por uma nova atitude que desmistifique a tecnologia da informação deve partir do professor. Informações tecnológicas são apresentadas a nós a todo momento, por vários meios de comunicação, cabe a nós selecionarmos o que realmente vale a pena e nos dispormos ao aprendizado.
    O professor esta dentro de um aprendiz assim como o aprendiz deve estar inserido no professor.


    Batatais, 24 de agosto de 2009.

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  2. Quem sou eu como professor e aprendiz?

    Lúcia Helena Saqueto


    Diante do significativo acesso as diversificadas tecnologias o professor tem por necessidade conhecer e saber fazer uso para interagir com o aluno de hoje.
    MP4, 5..., celulares com disponibilidade de internet, blogs, fóruns, chats, PodCasts são conhecidos de nossa demanda e oportunizam várias formas pedagógicas para trabalhar na produção e interpretação textual, e tantos outros saberes, consequentemente passam a participar do processo educativo e de construção de conhecimento.
    Justamente aí que o professor passa ser aprendiz da variedade cultural apresentada transversalmente pelas TIC. Segundo Aneridis Monteiro são as Novas formas de ensinar e aprender, estes são os grandes desafios da Educação para atender às atuais demandas sociais. Partir do pressuposto que os alunos conhecem e utilizam os computadores e ambientes virtuais, é uma premissa favorável para a utilização dos mesmos em sala de aula.
    As tecnologias da informação além de rápidas distribuem socialmente o conhecimento que começamos adquirir, mas que serão necessárias para nossa própria sobrevivência nessa globalização.
    Até mesmo nas estratégias de alfabetização começa intervenção de contorno positivo, inovando não apenas para darem sentidos a todo esse conhecimento e proporcionar-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação critica da informação (POZO 2000).
    Ainda há que considerar o lado impresumível, que toda essa facilidade à informação pode gerar para o aluno que cada vez mais se torna um “sujeito individual”, que arrasta seus relacionamentos com certa distancia do outro falando fisicamente. Será que essa proporção pode ser dimensionada em fracassos emocionais? Caberá ao professor dispor de ferramentas para negociar, ou melhor, gerenciar emaranhado de informações.

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  3. PROINFO



    SILVANA APARECIDA PUGA

    TURMA 3



    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?



    Partindo da perspectiva do que vem a ser a aprendizagem nos dias atuais e da “mobilidade” que a mesma vem sofrendo considero ser difícil diferenciar com precisão um aprendiz de um professor. Sei que todo momento que administro informações e conhecimentos, surgem muitas dúvidas, vários questionamentos e estes levam a ampliar cada vez mais os níveis de aprendizagem que atingi, ou aqueles que suponho ter atingido.
    Como professor, digo que sou um eterno aprendiz, já como aprendiz não ao certo se algum dia serei realmente um professor, pois se considerarmos esta palavra no sentido mais amplo, veremos que dificilmente alguém poderá ser detentor de determinado conhecimento por completo, ainda que seja grande o seu empenho, uma vez que a evolução e o progresso não permitem estagnação de nenhuma forma de informação ou conhecimento, sempre haverá algo novo ou diferente a aprender.
    Creio ser esta circunstância que move constantemente a nossa sociedade desde o princípio até os dias atuais. Considero haver uma certa “fusão” entre o professor e o aprendiz. Isso ocorre desde o momento em que o primeiro elemento se propõe a compartilhar e estimular o desenvolvimento da aprendizagem no segundo elemento, a partir de então não se pode definir bem quem é quem de forma específica, pois trocas de informações ocorrem constantemente, e isso fará com que em dado momento um questionamento surja: Estou sendo professor ou aprendiz?
    Mas não se preocupe, este questionamento é sem dúvida muito promissor, pois se algum dia não puder faze-lo mais, significa que não tenho mais nada a aprender, e ao contrário do que muitos pensam não acredito que isto seja uma glória. Pense bem...


    BATATAIS, 24 DE AGOSTO DE 2009.

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  4. Quem sou eu como professor e aprendiz?

    Na era da tecnologia não tive como ficar para trás, tive que iniciar, com muita dificuldade, a me relacionar com algo que para mim era um bicho de muitas cabeças: o computador.
    Ao me deparar com essa máquina, acabei sendo aluna de uma criança, pois um sobrinho de dez anos acabou por me convencer a aceitar suas instruções. Com medo, fui aos poucos conhecendo as oportunidades que me cercavam em relação a tudo e a todos. Pude estar tão perto de quem a distancia era tanta... Conhecer lugares que nunca havia ouvido falar... saber noticias tão logo o fato acontecesse...
    Analisando essa questão: Quem sou eu como professor e aprendiz? Acredito que serei uma eterna aprendiz, pois a modernidade cada vez avança mais, nossa geração teve a oportunidade conhecer, usufruir e aprender com as mudanças tão rápidas pela qual passamos... evolução essa que me lembro de aprender a mexer na vitrola que tinha na escola quando eu era pequena, depois no gravador que meu irmão deixava tocando Elvis Presley, ao aprender colocar filmes num vídeo cassete, a fazer os filmes com filmadora, gravar CDs, DVDs, hoje tudo pode ser concentrado num pequeno pen drive ou mp4,5 etc...
    Quanto aprendizado... e hoje nós professores queremos que nossos alunos se prendam aos conhecimentos vindos de apenas livros ou textos ? Diante tanta novidade atrativa, apesar de perigosa, que podem ter acesso quando estão num computador?
    Temos que mais uma vez aprender para inovar, para levar aos nossos alunos tudo de melhor e prazeiroso para podermos formar cidadãos críticos com muito mais facilidade, com um grande aliado: a tecnologia , que cada vez mais, a escola está trazendo para dentro de suas fronteiras.

    Maria Heloisa de Araujo Cruz

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  5. Atividade 1 - Quem sou eu como professor e aprendiz?

    Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem.
    As novas formas de ensinar e aprender são os grandes desafios da educação para atender às atuais demandas sociais, sendo assim, enquanto professora e aprendiz sou um ser humano em busca de novas possibilidades de aquisição e construção do conhecimento para não me acomodar ou permanecer estagnada.
    Hoje o profissional da educação deve se tornar capaz de criar e recriar a prática, de experimentar, propor e tomar distância crítica para reflexão e avaliação do seu desempenho. O professor deve planejar situações de aprendizagem focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem a construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados. É preciso formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação, ajudando-os a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.
    Sendo assim, as pessoas que estão em qualquer tipo de serviço sabem que devem estar se aprimorando constantemente como forma de se manterem atualizadas e de vencerem novos desafios, capaz de utilizar suas experiências de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento.
    Sandra Cruz

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  6. Atividade 1 “ Quem sou eu como professor e aprendiz?”

    A nós professores, cabe a tarefa de se adequar ao mundo virtual nossos alunos e não deixá-los alheios a novo contexto tecnológico. Para isso os alunos precisam utilizar a tecnologia para chegar às informações que são úteis nos seus estudos, desenvolvendo a criatividade com a co- autoria e senso crítico.
    A escola assim como as exigências modernas nos leva a crer que cabe à instituição armar esses alunos com habilidades e competências exigidas para esse boom eletrônico, portanto é nesse momento que aparecem inéditos desafios para criar e partilhar conhecimento.
    Novos espaços de ensino aprendizagem estão sendo criados. As chamadas redes de comunicações, nesse caso a sociedade do conhecimento traduz-se por redes, conectividade, intercâmbio, articulando contatos e vínculos.
    Como toda aprendizagem o uso do computador deve ser significativo para que se torne uma ferramenta cognitiva de apoio, o envolvimento cognitivo dos alunos possibilita a melhora qualitativa do seu desempenho na escola e na vida.
    Temos, hoje, “...a escola no mundo e o mundo na escola...” . Pois o conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida.
    Como aprendiz sinto que a formação se dá ao longo da vida, tendo esta que ser continuada e voltada para a própria prática.
    Nós seguidores desta nova sociedade estamos sendo atacados com diversas informações simultaneamente. É neste momento que a sociedade exige um crescente conhecimento, mas que acaba muitas vezes sendo voltada por tentativas fracassadas de se aprender.
    Em uma breve reflexão podemos considerar que novas formas de ensinar e aprender, são os grandes desafios da educação e da vida para estarmos conectados ás modernas demandas sociais.
    Áurea Soave

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  7. Atividade – 1
    “Quem sou eu como Professor e aprendiz?”
    Sou uma professora em busca da tecnologia tão falada e usada entre os meus alunos e maioria dos jovens e adultos que conheço com acesso ao computador.
    Diante desta realidade senti a necessidade de entrar neste mundo dos computadores para adquirir conhecimentos, sendo assim em primeiro lugar tenho que conhecer o computador e as ferramentas disponíveis para contribuir para o aprendizado dos meus alunos.
    Quando tomei conhecimento do Proinfo na minha escola vi a oportunidade de me capacitar e aprimorar os meus conhecimentos sobre o computador, para fazer uso desta forma alternativa de aquisição de conhecimentos.
    Está sendo para mim um grande desafio, pois sempre fui um pouco resistente a aprender fazer uso do computador.
    Compreendo que o material disponível é muito rico e com certeza acessar a internet torna-se uma atividade muito prazerosa e divertida.
    O uso do computador durante as aulas só vai enriquecer o conteúdo desenvolvido em sala de aula tornando-se um excelente apoio à aprendizagem de grande importância para a construção do conhecimento do aluno.
    É muito importante que os professores conscientizem da importância de se atualizar diante da tecnologia da informação para garantir o aprendizado do aluno.
    Cabe a cada professor estar aberto às novas formas de ensinar e modificar sua prática pedagógica em função da melhoria na qualidade de ensino oferecida aos seus alunos, devemos aceitar as mudanças ocorridas ao longo dos anos na educação.
    Com o avanço na tecnologia as escolas receberam as salas de informática para garantir que todos tenham acesso à informatização.
    Através do Proinfo os professores estão tendo a oportunidade de aprender como explorar a informática com responsabilidade e segurança colaborando com o aprendizado dos alunos de forma lúdica e satisfatória.
    Espero aproveitar o máximo o que o curso tem a oferecer para que eu possa melhorar ainda mais meu desempenho e meus planos de aulas.

    Professora: Maria Helena

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  8. “QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?”


    Como professores e também aprendizes temos sempre que
    estar inovando nossos conhecimentos, tanto tecnológicos como conhecimentos gerais, sempre ampliá-los, pois vivemos em um mundo que está em constante mudança e por isso também teremos que mudar nossa forma de ensinar, pois a cada dia que passa a tecnologia está sendo renovada com mais e mais informações a serem adquiridas, existindo ferramentas poderosas para ajudar no processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos, temos que procurar ter acesso as diversas formas culturais para podermos passar para nossos alunos estes conhecimentos.
    Devemos adquirir conhecimentos para podermos levar para dentro da sala de aula recursos, com isso temos que nos capacitar para saber as tecnologias e recursos que poderemos utilizar para melhor orientar nossos alunos.
    Pretendemos formar alunos que possam ter acesso livre a informação, e proporcionar-lhes capacidade de aprendizagem que lhes permitam assimilar as informações recebidas e que possam utilizá-las no seu dia-a-dia.
    Temos sempre que tentar atingir nossos objetivos, mesmo sabendo que estamos em um tempo em que o fracasso escolar cresce demasiadamente, com isso não devemos desistir e sim tentar conseguir diferentes formas de aquisição de conhecimentos para nós e para nossos alunos para que possamos conseguir não fazer parte deste fracasso, ou se cairmos nele, devemos tentar novamente com a aplicação de diferentes formas de ensino, devemos sempre tentar novamente até chegarmos ao sucesso obtendo competências para informação, interpretação e analise.
    Afinal como professores ou como aprendizes devemos sempre procurar adquirir novos conhecimentos tanto para usarmos na nossa profissão como em nosso dia-a-dia.

    prsbrondi@gmail.com

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  9. QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


    Nossa sociedade vem cada vez mais se informatizando, e nós professores formadores que somos precisamos ir em busca de acompanhar essa geração informatizada.
    As tecnologias da informação hoje estão muito avançadas, e nós professores precisamos adquirir conhecimentos, para nossa própria sobrevivência nesse mundo de tecnologia avançada.
    Precisamos deixar o conservadorismo e buscar o acesso às diversificadas tecnologias.
    Nunca é tarde para investir no conhecimento, precisamos ter acesso a essa nova tecnologia, pois seguramente novas formas de aprendizagem surgiram. A informatização do conhecimento tornou-se mais acessíveis todos os saberes. Hoje qualquer pessoa informaticamente alfabetizada cria-se inúmeras formas de aprendizagem.
    Uma das metas essenciais da educação para atender as exigências dessa nova sociedade de aprendizagem, seria mudar as formas de ensinar os educando. É nesse momento que nós professores precisamos nos tornar APRENDIZ.
    O professor deve estar em constante aprendizado e usufruir das novas tecnologias que invadem nossa sociedade, para que se apropriando das mesmas, possa se relacionar com o conhecimento, trazendo novas possibilidades de atender as necessidades que os educando querem atingir.
    Fica notório que vivemos em uma sociedade que os computadores, as ferramentas disponíveis, as novas teclogias, a Internet, por exemplo, podem contribuir para melhoria das qualidades das aulas e do ensino aprendizagem.
    Temos que nos modernizarmos, buscarmos soluções para o problema de aprendizagem de forma mais atual, acredito que esta busca pelo novo, por uma nova atitude, faça com que o professor continue sendo o norte de toda a educação: o professor está dentro de um aprendiz assim como um aprendiz deve estar inserido no professor. As redes de comunicação trazem novas e diferenciadas possibilidades, para que pessoas possam se relacionar com o conhecimento e aprender novas formas de ensinar, estes são os grandes desafios da educação para atender as atuais demandas sociais.

    Luzia / 24/08/2009

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  10. Atividade 1: “Quem sou eu como professor e aprendiz?”



    A sociedade está cada vez mais evoluída com novas tecnologias, mas muitos professores formados há algum tempo atrás estão desatualizados e muitos estão indos atrás de cursos para se atualizar, pois as gerações de alunos atuais já nasceram na era digital.

    Muitas vezes procuramos aprender, saber mais sobre determinado assunto, porém parece que cada vez sabemos menos sobre o mesmo, principalmente com as grandes variedades de programas, ferramentas para se utilizar em um computador.

    Hoje em dia todo mundo quer saber mexer no computador, porém muitos se atrapalham, pois não conseguem utilizar todas as ferramentas do mesmo, muitas vezes só sabe fazer as coisas básicas e portando acabam fracassando na aprendizagem ou desiste de continuar aprendendo.

    Qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria página web porem tem que desvendar o conhecimento, dialogar com ele e não simplesmente aceitar as informações passadas pelo mesmo.

    Os conhecimentos não devem ser passadas como verdades únicas e acabadas, pois o aluno deve construir seu ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.

    Portanto eu sou uma professora que virá aprendiz para saber utilizar a tecnologia dos computadores para poder utilizar com meus alunos onde alguns já podem saber muita coisa e outros não e nós todos juntos poderemos formar e construir nossa aprendizagem. Onde teremos que mudar as formas de aprender dos alunos e também mudar a forma que nós professores ensinou. Onde o ensino encara uma nova cultura de aprendizagem isto é um dos maiores desafios se atingirem.

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